Ibirama conquista selo Prefeito Empreendedor em premiação do Sebrae/SC

18/04/2022 16:06

O prefeito Adriano Poffo recebeu o reconhecimento na categoria Empreendedorismo na Escola, por conta das ações que trazem para a educação os conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

As ações contaram com o estímulo dos gestores educacionais órgãos públicos e entidades parceiras, com atividades como a Educação Fiscal, realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com Álbum de Figurinhas lúdico, onde as gravuras eram trocadas por cupons e notas fiscais.

Também, o Projeto Mesadinha, de educação financeira, executado por meio de uma parceria com a Cresol, o Projeto Jovens Líderes, executado pelo Grupo Create e oficinas promovidas pelo Sebrae.

Um dos projetos em destaque e que marcou o início das atividades de Empreendedorismo na escola, foi a Feira Empreendedora de Um Povo Colorido, desenvolvido na Escola Municipal Bairro Operário, pela professora, Susane Raphaela Fernandes, onde os estudantes vivenciaram todo o processo de pesquisa, compra, produção, marketing, venda, cálculo de despesas e lucro de produtos ligados ao projeto de diversidade cultural.

Segundo explica a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, o principal objetivo foi oportunizar às crianças e adolescentes a ampliação do olhar frente às possibilidades de empreender. “Promovendo o avanço da autonomia e protagonismo desses estudantes perante um tema tão complexo, podemos vislumbrar um futuro promissor no âmbito pessoal e profissional, como também, para o desenvolvimento de nossa cidade”, explicou.

Ibirama renova adesão ao programa Cidade Empreendedoras

Desde que renovou sua adesão ao programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC, Ibirama vem realizando uma série de ações para potencializar a economia local. E os esforços não focam apenas na desburocratização do poder público e no apoio aos empreendedores: é na escola que ocorre o pilar Cidade Educadora, que traz para a educação pública municipal oficinas de empreendedorismo e métodos para facilitar a aprendizagem.

Foi justamente nesta vertical que o prefeito recebeu o selo de reconhecimento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022. A cerimônia de reconhecimento aconteceu na última semana, em Florianópolis, e contou com a presença de mais de 70 prefeitos do estado.

Para o gestor, o selo vem para dar ainda mais fôlego às iniciativas de desenvolvimento proporcionadas pelo Cidade Empreendedora. “Ver que nossos esforços estão trazendo efeitos positivos para a economia local e que o próprio Sebrae reconhece os benefícios da ação nos impulsiona a seguir neste caminho de melhoria contínua. Nosso município tem muito potencial para seguir crescendo e vamos apoiar sempre as boas práticas, sejam na educação ou junto aos empreendedores”, reforça.

Além do projeto Cidade Educadora, Ibirama também realizou, no último ano, iniciativas nas verticais Cidade Confiável, onde consultores do Sebrae proporcionaram apoio na adequação dos processos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e Cidade Líder, onde a prefeitura teve acesso ao trabalho de coaching e mentorias para o prefeito e secretários. Outras ações como a Semana do MEI e o Fórum de Desenvolvimento Econômico compõem a grade de iniciativas atreladas ao Cidade Empreendedora.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Secretaria de Educação de Ibirama