Bombeiros Voluntários de Ibirama serão beneficiados pela Rede Laço e Consulado Japonês

08/04/2022 12:59

O vice-prefeito, Jucélio de Andrade, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Soberanski e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, participaram de uma reunião nesta quinta-feira, 7, em Florianópolis, com a primeira-dama do Estado de Santa Catarina, Késia Martins da Silva e representantes do Consulado Geral do Japão, para tratar sobre o projeto desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários, que solicita investimentos para melhorar a qualidade no atendimento de ocorrências e proteção dos voluntários durante o trabalho.

De acordo com vice-prefeito, eles estiveram na capital representando o prefeito, Adriano Poffo, e a primeira-dama de Ibirama, Aline de Souza Poffo, que representa o projeto voluntário Rede Laço em Ibirama, mas que é desenvolvido em todo Estado de santa Catarina. “Por meio desta parceria com o Consulado e devido ao grande trabalho desenvolvido pela Rede Laço, como também pelo Corpo de Bombeiros Voluntários, que desenvolveu um excelente projeto, investimentos importantes virão para melhorar ainda mais a qualidade do serviço ofertado por esta corporação”, explicou.

O projeto, que detalha os atendimentos realizados pela corporação, solicita investimentos na aquisição de conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, balaclavas, botas e luvas de combate à incêndios. Pinsegher conta que entre janeiro de 2021 e abril de 2022, a corporação atendeu mais de 180 ocorrências de incêndios em edificações, entulhos, vegetação e veiculares. “Nossa corporação é é dotada de equipamentos de ponta, porém, algumas ferramentas de trabalho precisam ser substituídas devido ao tempo de uso. E é por meio dessas parcerias que conseguiremos ofertar um melhor serviço à população, preservando a segurança dos nossos voluntários”, frisou.

A estimativa é que cerca de R$ 200 mil sejam investidos na aquisição desses EPIs.

Apresentação da Rede Laço ocorreu no ano passado

A representante da Rede Laço em Ibirama, a primeira-dama Aline de Souza, explica que a oportunidade surgiu após uma reunião realizada com entidades no ano passado, onde foi apresentada a plataforma da rede. “O comando dos Bombeiros Voluntários se interessou pela ideia e prontamente iniciaram a montagem do projeto. Após visitas do Consulado à corporação e esta reunião que formalizou a parceria, precisamos aguardar os trâmites burocráticos para liberação do recurso e posterior aquisição dos equipamentos”, explicou.

A Rede Laço consiste em uma plataforma virtual que vincula voluntários, órgãos, entidades públicas e instituições privadas, sem fins lucrativos, do Estado de Santa Catarina. Eles são conectados em ações destinadas a fazer o bem e ajudar a transformar a realidade das pessoas, criando laços de cooperação e de solidariedade através dos princípios como cidadania, fraternidade, dignidade, complementaridade e transparência.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP