Prefeitura de Ibirama lança mapa turístico do município

01/04/2022 11:42

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Departamento de Turismo, trabalham na distribuição do mapa turístico de Ibirama, lançado no dia 11 de março, durante as comemorações de 88 anos de emancipação político-administrativa do município e programação do Adventure Day.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Fozina Krüger, Ibirama tem forte potencial turístico e necessita de materiais publicitários de qualidade para divulgar sua história, empresas, empreendimentos e atividades ligadas ao turismo. “Partindo disso, criamos o primeiro mapa turístico de Ibirama, com o objetivo de mostrar aos visitantes todas as experiências turísticas que podem ser vividas aqui”, destacou.

A produção do material levou cerca de seis meses para ser concluída, envolvendo diversos setores da Prefeitura, como departamentos de Planejamento, Turismo, Cultura e Comunicação. Foi baseada no acervo turístico sediado no site do Turismo em Ibirama, somados a definição das principais vias, estilo do mapa, pontos de maior relevância a serem ilustrados, textos e imagens a serem inseridos.

Anderson conta que o trabalho de ilustração e diagramação foi desenvolvido pela empresa Belli Studio, de Blumenau, empresa que possui em seu portifólio a elaboração de desenhos para a Disney e projetos semelhantes, como o mapa turístico do Beto Carrero World.

Marca território deverá ser lançada nos próximos dias

Paralelo a produção do mapa turístico, a Prefeitura também está trabalhando na construção da nova Marca Território de Ibirama, que está sendo elaborada por meio de uma parceria com o Sebrae de Santa Catarina e, antes de ser concluída, será aberta a sugestões para representantes da sociedade civil organizada. “Mesmo que não tenhamos concluído todo o processo de produção desta marca, que envolve vários fatores, conseguimos incluir no mapa turístico a nova logomarca, que além do turismo de aventura, abrange outros setores turísticos do município”, comentou o secretário.

Outro trabalho que está sendo desenvolvido é o Plano de Marketing Turístico, também realizado em parceria com o Sebrae, que busca estruturar o planejamento publicitário do setor com base num diagnóstico que está sendo levantado. “São ações que tem como objetivo dar evidência ao turismo de Ibirama e região, estimulando o setor turístico para geração de renda e incremento da economia local”, frisou.

O mapa está sendo disponibilizado em postos de gasolina, hoteis, pousadas, restaurantes, padarias e pontos turísticos relevantes da cidade. O custo total de produção, impressão e displays de apresentação foi de R$ 20.246,00. Um dos diferenciais é que o município possui o arquivo editável do mapa, o que permitirá a atualização anual do acervo de estabelecimentos no município.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP