Adventure Day de Ibirama contou com público de mais de 8 mil pessoas

21/03/2022 16:46

A estimativa da Comissão Central Organizadora do Adventure Day – Ibirama é que mais de 8 mil pessoas tenham passado pelo Pavilhão de Eventos Manoel Marchetti, ou em algum dos eventos paralelos que integraram a programação do evento.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento de Ibirama e Região (ADIR), Norberto Weinrich, o Neco, explica que o tempo chuvoso limitou a oferta de algumas atrações, porém, o resultado foi bastante positivo. “Vínhamos de um período de seca e no fim do semana do evento a chuva apareceu com força. Isto prejudicou a realização de alguns eventos paralelos, como também, diminuiu o comparecimento do público. Mesmo assim o evento foi um grande sucesso e no ano que vem promete ser ainda melhor”, destacou.

Entre os eventos que mais receberam visitantes, destaque para a etapa Ermínio Tambani da Super Copa Alto Vale de Velocross, realizada na localidade do Caminho do Meio, e o Encontro de Veículos 4X4, promovido pelo Engenho Clube de Campo, no bairro Taquaras.

Na etapa de Velocross, cerca de 130 pilotos participaram da competição, que contou com público estimado de mil pessoas. De acordo com Muriel Tambani, um dos organizadores do evento, apesar da chuva o evento foi um sucesso. “Nossa previsão para domingo era que a chuva viesse com menor intensidade, o que não aconteceu. Mesmo assim, tivemos a oportunidade de ver grandes pilotos na pista e uma ótima adesão do público, que mesmo com a chuva, não tirava os olhos da pista”, destacou.

O presidente do Engenho Clube de Campo, Andreas Reblin, também mostrou-se satisfeito com a participação de jipeiros e visitantes de diversas cidades de Santa Catarina. “Foram vendidos quase 600 cartões de churrasco, sendo que a estimativa dos organizadores é que mais de 700 pessoas tenham participado do evento. A pista reservou muita diversão e grandes desafios a todos os participantes”, revelou.

Chuva não impediu a diversão dos aventureiros

A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura contou com 102 atletas, com um saldo de 200 participantes, considerando integrantes das equipes e visitantes. Segundo explica Mario César Scherer, a etapa foi considerada um sucesso e reservou várias surpresas aos competidores. “A competição doi dividida entra a Expedição, com 100 quilômetros, e a Aventura, com 50 quilômetros. Recebemos competidores de todo o Brasil, que saíram maravilhados com as belezas naturais de Ibirama e de toda a região do Vale Norte”, explicou.

Outro evento que chamou atenção foi o Night Run, promovido pela Discovery Adventure World. Segundo o organizador, Nilberto Machado, foram quase 200 inscritos. “Contamos com corredores de diversas cidades da região e também de todo estado de Santa Catarina. Para ano que vem, pretendemos ampliar o número de participantes e emplacar o Night Run como um dos principais eventos do Adventure Day”, explicou.

Cerca de 50 pessoas praticaram o rappel no guindaste, em altura de 35 metros, e outras 170 participaram da subida panorâmica. Outro sucesso, principalmente entre as crianças, foi o paredão de escalada, buscado para a prática por cerca de 150 pessoas, de todas as idades.

As atividades ofertadas rotineiramente em Ibirama, como a tirolesa e o rafting, também tiveram um saldo positivo, em comparação com o número médio de atendimentos de outros fins de semana. De acordo com o operador das atividades, Dárcio Lucas, cerca de 160 pessoas realizaram a prática do rafting e outras 120, puderam apreciar a maior tirolesa urbana do país. “O tempo não colaborou, mesmo assim, a participação de público superou nossas expectativas. Sem dúvida, o Adventure Day é um evento que marcará o turismo de nossa cidade para os próximos anos”, comentou.

Entre as atividades realizadas em Presidente Getúlio, a organização do Encontro de Drift Trike, que ocorreu na Serra do Tucano, contou com a participação de 26 pilotos e público estimado de 60 pessoas.

O Festival de Voo Livre, que seria realizado no Planaldo Mirador, teve que ser transferido devido as más condições do tempo. De acordo com o organizador do evento, Leonardo Vendrami, o Kako, a competição será realizada nos dias 28 e 29 de maio.

O Adventure Day foi um evento público, realizado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, por meio da ADIR, Prefeitura de Ibirama, Grupo Manoel Marchetti, Rede Vale Norte de Comunicação, Handwerk Cervejaria e Pré-Vale Pré-moldados. Contou com apoio de Comercial Amarildo, Performance/Force, Ricardo Sushi, Grupo Rosablue, Construção Civil MG LTDA e Prefeitura de Presidente Getúlio.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Kika Pereira