Transporte escolar de Ibirama custa mais de R$ 5 milhões ao ano

10/02/2022 14:47

O motorista Jonas Artur Franz, que trabalha há 22 anos como motorista na Rede Municipal de Ensino de Ibirama, está feliz com o novo veículo que foi adquirido com recursos oriundos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios do município, o qual será utilizado para o transporte escolar. O valor total investido é de R$ R$ 317.900,00.

O veículo, com capacidade para 59 lugares, adaptado com elevador hidráulico para o transporte de pessoas com deficiência, também está preparado para o transporte de bebês, sendo que o município de Ibirama é um dos poucos municípios do estado de Santa Catarina a manter este serviço, mesmo não sendo uma obrigação constitucional.

Conforme explica a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, esta é uma grande responsabilidade assumida por servidores como o seu Jonas, como também, um investimento significativo para os cofres públicos. “Mesmo não sendo uma obrigação constitucional do município, sabemos da necessidade de muitos pais em relação ao transporte, e enquanto tivermos condições financeiras e estivermos respaldados pela lei, o serviço será mantido”, afirmou a secretária.

Atualmente, cerca de 80% dos estudantes da rede municipal de ensino utilizam transporte escolar. Além disso, o município fornece transporte para estudantes universitários às cidades de Presidente Getúlio, Rio do Sul, Timbó, Indaial e Blumenau.

Investimento ultrapassa R$ 5 milhões ao ano

Os valores dos contratos firmados para 2022, tanto para o transporte escolar quando para o universitário, são de R$ 5.260.753,73. A maior parte dessa fatia corresponde ao ensino fundamental, incluindo o transporte dos bebês.

O valor aplicado para o transporte de estudantes do ensino fundamental e ensino médio é oriundo de recursos do Governo de Santa Catarina, Governo Federal e recursos próprios do município, num total de R$ 3.922.256,03.

Já o valor pago ao transporte de universitários é custeado integralmente com recursos próprios do município. Para 2022 está previsto um investimento de R$ 1.338.227,70.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP