(47) 3357 8500

Demanda de atendimentos pode prejudicar a rotina da Secretaria de Saúde de Ibirama

20/01/2022 13:41

Desde o início de 2022, a alta procura de pacientes com sintomas gripais tem prejudicado a rotina de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Ibirama. A demanda aumentou em cerca de 200 atendimentos diários, em relação aos números do último trimestre de 2021. Com o afastamento de alguns profissionais de saúde, contaminados com o vírus da Covid-19, não está descartada a possibilidade de suspensão de atendimentos eletivos.

 

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, pede a compreensão da população, para que procure as UBS apenas em situações de extrema necessidade. Para os atendimentos eletivos, os de rotina para realização de exames, acompanhamento de doenças crônicas estáveis e não urgentes, a orientação é para que o cidadão aguarde para realizar a sua consulta após a redução dos casos de Covid-19. “Neste momento, com a circulação de muitos casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus nas unidades de saúde, não é seguro ao paciente manter-se nesses locais sem a extrema necessidade”, explicou a secretária.

 

O último boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Ibirama aponta que 225 pessoas estão com o vírus ativo e isoladas em domicílio. Apesar do alto índice, nenhuma delas encontra-se internada.

 

 

Capacidade de atendimento no limite

Gestantes, pacientes com sintomas gripais e casos de urgência continuarão a receber atendimento, porém, as consultas eletivas poderão ser suspensas, caso a procura pelas unidades de saúde continue a aumentar nos próximos dias. “Temos profissionais de saúde afastados por estarem contaminados com o Coronavírus e nossa capacidade de atendimento está no limite”, relatou a secretária.

 

Para evitar a contaminação, é fundamental que a população faça sua parte no enfrentamento à pandemia. Portanto, é fundamental evitar aglomerações, usar a máscara, manter as mãos higienizadas, utilizar álcool em gel e manter o isolamento, caso o paciente apresente sintomas gripais.

 

A secretária lembra também que a campanha da vacinação contra a Covid-19 continua ativa no município e que a população deve procurar a UBS Dieter Staudinger, no Centro, de segunda a sexta-feira, para ser vacinada.

 

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos - Fernando Frazão - Agência Brasil

Download das fotos em alta resolução
Carregando