Educação de Ibirama recebe ônibus do Governo de Santa Catarina

03/01/2022 15:14

Antes de encerrar o ano de 2021, o município de Ibirama foi contemplado com um ônibus que deverá integrar a frota do transporte escolar no município, que transporta, gratuitamente, cerca de 80% dos estudantes diariamente. A entrega ocorreu no dia 23 de dezembro de 2021, em Palhoça.

O veículo faz parte de um pacote de investimentos do Governo de Santa Catarina da ordem de R$ 86,4 milhões para aquisição de 300 ônibus para renovação da frota do transporte escolar nos municípios, sendo que neste primeiro momento, 66 foram entregues.

Os veículos tem capacidade de transporte de até 59 estudantes sentados e são adaptados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. O valor de cada ônibus é de R$ 317,9 mil e beneficia tanto estudantes da rede estadual quanto municipal.

O prefeito em exercício de Ibirama, Jucélio de Andrade, agradeceu o empenho do deputado estadual Jerry Comper, que viabilizou a liberação de um dos veículos para Ibirama. “Sem dúvida este ônibus será de grande importância para o transporte de nossos estudantes, proporcionando muito mais conforto e segurança. Obrigado ao deputado Jerry, ao governador Moisés e também a todos os vereadores do MDB de Ibirama que batalharam por este investimento importante para a Educação do município”, agradeceu.

Maior investimento da história

O Governo do Estado adquiriu os 300 veículos com recursos próprios, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), junto ao Programa Caminhos da Escola. O modelo, de acordo com o Ministério da Educação e o Inmetro, é considerado o mais adequado para o transporte dos estudantes do ensino básico.

Os demais ônibus escolares devem ser entregues ao longo do primeiro trimestre de 2022 para que os alunos possam iniciar o ano letivo de forma ainda mais segura e confortável. As próximas entregas também incluirão ônibus com capacidade para 25 e 44 passageiros.

Ao término das entregas, cada um dos municípios catarinenses que participam do convênio com a SED será contemplado com ao menos um veículo de transporte escolar. O investimento deve beneficiar cerca de 140 mil estudantes da rede estadual, sem contar alunos matriculados em unidades da rede municipal.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Com informações: Governo do Estado de Santa Catarina