Ibirama é o 5º melhor clube do Brasil no Campeonato Brasileiro Interclubes de Badminton

17/11/2021 10:02

O Ibirama Badminton (IBAD/CME/UDESC) participou entre os dias 11 e 14 de novembro, do Campeonato Brasileiro Interclubes de Badminton, realizado em Aracajú, SE. O evento marcou o retorno do campeonato pós-pandemia, reunindo cerca de 400 atletas, de 53 clubes de 14 estados do Brasil.

A equipe de Ibirama participou com 11 atletas e conquistou 11 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze. Além de ser a melhor participação histórica do clube em competições nacionais, a equipe teve, pela primeira vez, um atleta campeão brasileiro na categoria Sub-11, marco alcançado por Caio Schoeffel.

O técnico da equipe, Pablo Schoefel, conta que a final foi disputada com outro aleta do IBAD, Arthur Luis Mohr, que ficou com o vice-campeonato. “Esta final mostra que além de Ibirama ser um destaque nacional no Badminton, teremos um futuro ainda mais brilhante na modalidade”, destacou.

A dupla mista Sub-11, formada por Caio Schoeffel e Laís Siewert Fossa, também alcançou o lugar mais alto do pódio. Outro destaque foi a Dupla Mista Sub-17, formada por Gabriel Zink e Luísa Bueno da Rocha, que foram vice-campeãs e conquistaram vaga para o Campeonato Sulamericano de Badminton, a ser disputado em dezembro, em Joinville.

Os atletas Nathan Testoni Chiarelli, Lucas Olímpio Becker e Mariana Camiña Reinicke também alcançaram bons resultados na competição, sendo que todos chegaram às quartas de finais e fizeram jogos disputados na disputa por medalhas.

Com esses resultados, o Ibirama Badminton foi o 5º melhor clube do país, dentre os 53 participantes. “Essa colocação é algo muito expressivo para uma entidade relativamente nova, de um município pequeno, do interior de Santa Catarina e foi a melhor participação até então”, comemorou Pablo.

Durante as competições em Aracajú, o Ibirama Badminton foi notificado sobre o convite à atleta Natalya Treintinger Geisler, para integrar a Seleção Brasileira Sub-19, que disputará o Campeonato Sulamericano por equipes. Natalya conquistou o 3º lugar na modalidade individual e 3º lugar na Dupla Mista Sub-19, mesmo tendo uma pequena lesão na sua primeira semifinal, que não permitiu avançar para as finais.

Para o treinador, “os resultados foram excepcionais e obtidos a partir de muita dedicação, visto que os atletas de rendimento do clube praticamente não pararam de treinar nesses quase dois anos de pandemia, mesmo sem competições. E, o mais importante, não são só os resultados, mas a evolução técnica, física e mental dos atletas, aumentando substancialmente a qualidade e se igualando ou aproximando cada vez mais dos melhores do país. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar, sempre melhorando”, comemorou.

As escolinhas e treinamento de Badminton ocorrem, diariamente e de forma gratuita para toda a comunidade às tardes, no Colégio Hamônia, e noites na Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme. As atividades são oriundas de um projeto de extensão da Udesc – Campus Ibirama e tem apoio da Prefeitura de Ibirama, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME), e Consórcio Empresarial Salto Pilão (Cesap).

Agradecimentos especiais a todos os pais, diretoria, patrocinadores e apoiadores. Em especial, aos treinadores Pablo Schoeffel e Carlos Alexandre Selbmann, preparador físico Lucas Prim e Centro de Treinamento Diego Silva e nutricionista Sarita Reinicke (UNIDAVI).

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama