(47) 3357 8500

Mesmo com tempo nublado, Wandertag de Rafael Alto foi sucesso em Ibirama

09/11/2021 14:23

Apesar do domingo nublado, mais de 150 pessoas participaram da 3ª Caminhada Internacional na Natureza e 17º Wandertag, realizado no último domingo, 7, na localidade de Rafael Alto, em Ibirama. A atração integrou os festejos de 105 anos da Associação de Atiradores Rafael II, onde foram comercializados mais de 400 cartões de almoços. Antes da caminhada, os visitantes puderam saborear um café rural, que entre outras opções do cardápio, contava com cucas feitas pelas omas da comunidade. O lucro obtido com a comercialização de alimentos é investido em melhorias definidas pela própria comunidade.

 

O diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, conta que o evento recebeu participantes de diversas cidades de Santa Catarina, como Rio do Sul, Timbó e Blumenau, e também visitantes do Paraná e Mato Grosso do Sul. “A Wandertag e a Caminhada Internacional na Natureza fazem parte dos eventos turísticos, o que acaba atraindo turistas de diversas cidades do país, como também, estrangeiros. É uma forma de estimular o turismo e auxiliar também as comunidades, que lucram com a comercialização de café e almoço rural”, destacou.

 

A partir de março de 2022 serão realizadas cinco edições dos eventos, sendo a primeira na localidade de Ribeirão das Pedras. Posteriormente, o Wandertag deve passar pelo bairro Taquaras, localidades de Rafael Baixo, Rio Sellin e Rafael Alto, com datas a serem confirmadas.

 

Neco conta que um dos diferenciais da caminhada é o resgate das culturas tradicionais dos imigrantes ibiramenses. “Por isso a gente sempre pede que quem puder comparecer trajado, ou com algum adereço típico da cultura alemã ou italiana, venha. É um brilho a mais neste evento que mistura alegria, saúde, cultura e tradição”, frisou. As caminhadas também são acompanhadas pela “Bierwagen”, a Carroça da Cerveja, onde os interessados podem adquirir um chope geladinho e água.

 

O evento ainda conta com o apoio da Federação Internacional dos Esportes Populares (Internacionaler Volksporter Verbunder), Anda Brasil, Ecobooking e Caminhos do Alto Vale.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Download das fotos em alta resolução
Carregando