Ibirama comemora 124 anos de colonização com novo Espaço de Memória

08/11/2021 17:06

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 8, a entrega oficial da Casa Histórica Hermann Schwarzrock, localizada na localidade de Rafael Baixo. O novo espaço, repleto de histórias e cultura, retrata a rotina dos primeiros imigrantes da localidade, sob o ponto de vista dos próprios moradores da comunidade, que contribuíram com grande parte do acervo exposto aos visitantes.

Segundo o historiador, Cleandro Boeira, um dos idealizadores do projeto, a comunidade da localidade de Rafael Baixo foi fundamental no levantamento de informações que nortearam a estruturação da Casa Histórica. “Destaco a participação da senhora Janete Schwarzrock, neta do homenageado, que fez um apanhado da importância deste cidadão na construção da história de Ibirama”, afirmou.

O espaço é dedicado ao cotidiano, hábitos e costumes dos imigrantes, bem como da Escola Alemã, que funcionou no local até a década de 1940. “Os visitantes poderão viajar no tempo e conhecer objetos do uso cotidiano dos imigrantes, como utensílios de cozinha, utensílios domésticos, livros entre outros materiais”, explicou Cleandro.

A neta do homenageado, Janete Schwarzrock, lembrou da dedicação do avô ao edificar a antiga construção. “Me sinto emocionada em poder ver este espaço, repleto de memórias de minha família, reaberto à visitação para a comunidade. Uma cidade que preserva suas lembranças sempre estará preparada para contar sua história”, afirmou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, parabenizou toda a equipe do Departamento de Cultura e a comunidade da localidade de Rafael Baixo pela conquista. “Hoje Ibirama comemora 124 anos de colonização e é muito importante que esta data possa ser celebrada com a abertura de um espaço como este, que possa mostrar as pessoas mais novas como era a rotina dos nossos imigrantes. A localidade de Rio Rafael é grandiosa em suas belezas naturais e arquitetura histórica, um orgulho para nossa cidade”, destacou.

A ideia de um novo espaço de memória surgiu por iniciativa do professor Cleandro Boeira, responsável pelo Museu Histórico Municipal, e foi concretizada por meio da Lei 3.504/2021, de autoria do vereador Adolfo Fiedler.

Hermann Schwarzrock nasceu em Warnow, na Prússia Oriental, hoje parte da Polônia. Chegou ao Brasil na Colônia Blumenau, em 1868, e veio para Hansa-Hammônia, na localidade de Rio Rafael, após se casar em 1900. Foi um dos construtores da casa, que serviu de Escola e Igreja para a comunidade em 1911.

O espaço poderá ser visitado a partir do agendamento de grupos e escolas, por meio do telefone 3357-4442, entre 8h e 12h e das 13h às 17h, ou visitação espontânea, considerando que as portas da Casa Histórica ficarão abertas a cada 15 dias.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Bruna de Andrade