(47) 3357 8500

Programa de Bem-estar Animal inicia etapa de palestras nas escolas de Ibirama

04/11/2021 15:12

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e departamento e Agricultura, iniciou nesta quarta-feira, 3, mais uma etapa do Programa de Bem-estar Animal, iniciado este ano e que conta com a participação de diversas secretarias. A proposta é levar conhecimento a população, sobre os cuidados que devem ser adotados com animais de pequeno e grande porte, como também, a posse responsável e a esterilização de pets.

 

Os veterinários do Departamento de Agricultura, Mariana Bertoldi e Fernando Krambeck, acompanhados do Aquilies, mascote da Udesc – Campus Ibirama, visitaram a turma do 4º ano da Escola Municipal Christa Sedlacek, onde fizeram uma pequena palestra com orientações relativas a posse responsável. “Muitas vezes, a falta de informação é um dos principais problemas relacionados aos maus tratos de animais. Nosso dever como profissional veterinário é presar pela qualidade de vida desses animais, e temos a certeza que poderemos alcançar a mudança por meio das crianças, que nesta idade estão preparadas para absorver novas informações”, comemorou Mariana.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Kruger, explica que os temas ministrados durante as palestras foram desenvolvidos e direcionados a esta faixa etária, de alunos dos 4º anos. “Queremos, de forma didática, transmitir informações importantes sobre cuidados com animais de pequeno e grande porte, bem como orientações importantes sobre castração e posse responsável”, explicou.

 

 

Recenseamento permitirá repasse de recursos públicos para castração

Os temas Bem-estar animal e posse responsável estão ligados diretamente a saúde coletiva. Tanto que no último dia 3 de novembro é comemorado o Dia da Saúde Única, data criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina para conscientizar a sociedade para a relação indissociável entre a saúde humana, animal e ambiental.

 

De acordo com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, para que a administração pudesse atuar neste sentido, era necessário conhecer um pouco mais sobre a população de animais de estimação no município. “Junto as secretarias de Assistência Social e Saúde, foi feito um recenseamento dos pets que estão tutelados junto às famílias cadastradas no CadÚnico, do Governo Federal. Dessa forma, podemos construir uma legislação que respalde, no futuro, o repasse de recursos públicos para auxiliar ongs e entidades que atuam na causa animal”, explicou.

 

O trabalho de recenseamento iniciou com a sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que participaram de uma palestra com o médico veterinário Edgar Cardoso, diretor técnico da Vira-Lata Clínica Veterinária e docente do curso de Veterinária da Furb, de Blumenau, que sempre esteve envolvido na causa animal. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Ibirama, Dianare Cucco, todas as famílias inseridas no CadÚnico tiveram os animais de estimação cadastrados. “Algumas famílias não aceitaram fazer o cadastro, porém, o principal objetivo deste levantamento é ter um diagnóstico das necessidades apresentadas pelas famílias em relação aos pets, para o desenvolvimento de políticas públicas municiais que possam auxiliar estas famílias”, explicou. Os dados foram repassados para controle no Departamento de Agricultura e Secretaria de Assistência Social.

 

Projeto de Educação Fiscal também é voltado aos cuidados com animais

O trabalho relativo ao Programa de Bem-estar Animal alcançou mais uma etapa no início do segundo semestre, com a distribuição dos Álbuns de Figurinhas na rede municipal e ensino de Ibirama que podem ser preenchidos, mediante a troca de envelopes com figurinhas por cupons e notas fiscais, como também, carnês de IPTU quitados.

 

Além de orientações sobre legislação de trânsito, cuidados com a Covid-19 e Turismo do município, o álbum também conta com informações relativas aos cuidados com os animais de grande e pequeno porte e animais de rua. “Foi feito um grande trabalho em parceria com as Ongs do município, onde foram retratados no álbum, animais de rua e que estão para adoção, buscando estimular a sensibilidade dessas crianças para esta causa”, explicou a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause.

 

A capa do Álbum de figurinhas foi ilustrada com uma foto do Negão, um cão comunitário que vive na rua Tiradentes, área central do município de Ibirama.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos - Ernani Roos

Download das fotos em alta resolução
Carregando