Secretaria de Saúde de Ibirama alerta sobre os cuidados nos cemitérios para evitar criadouros do Aedes Aegypti

26/10/2021 13:24

Com a chegada do Dia de Finados, lembrado no dia 2 de novembro, a Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio da Vigilância Entomológica, orienta familiares e amigos que pretendem visitar as sepulturas de seus entes queridos, que tomem alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor de transmissão da Dengue.

Conforme o coordenador de Vigilância em Saúde, Rafael Reinecke, a principal orientação é evitar o acúmulo de água em recipientes plásticos. “É comum, neste período, que as pessoas façam aquisição de flores e folhagens embaladas com materiais plásticos ou vasos. Estes materiais acumulam água e tornam-se propícios para o surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue”, argumentou.

Monitoramento ocorre durante todo o ano

Apesar de reforçar o monitoramento nos períodos mais quentes, a Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio da Vigilância em Saúde, realiza o monitoramento de armadilhas instaladas em pontos estratégicos do município.

Conforme o agente de Combate às Endemias, Cassiano André Isolani, a partir da identificação do foco de mosquito da dengue é definida uma delimitação de de raio de 300 metros. “É feita toda a varredura neste espaço delimitado para verificar se outros focos são encontrados, pois este é o raio de alcance do mosquito”, destacou.

Atualmente Ibirama possui 96 armadilhas em 23 pontos estratégicos, os quais são monitorados constantemente, com objetivo de descobrir focos do mosquito, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução dos mesmos.

A secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, explica que a análise desses materiais é mais rápida devido a implantação do laboratório próprio de endemias. “Há três anos estamos com este novo espaço em funcionamento, o que tem garantido mais qualidade no monitoramento. Porém, é fundamental que a população nos ajude tomando as medidas de precaução necessárias, pois a dengue é uma doença grave e pode matar”, argumentou.

Orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas;

- Se usar, coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

- Mantenha lixeiras tampadas;

- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;

- Mantenha ralos fechados e desentupidos;

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;

- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama