Próxima Wandertag será realizada na localidade de Rio Rafael Alto, em Ibirama

21/10/2021 09:05

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Turismo, Departamento de Cultura e comunidade da localidade de Rio Rafael Alto, realiza no próximo dia 7 de novembro, a 3ª Caminhada Internacional na Natureza e 17º Wandertag.

O encontro será realizado no Salão de Atiradores Rio Rafael II, onde os participantes terão a oportunidade de se deliciar com um café da manhã rural, servido por adesão ao custo de R$ 10. No retorno da caminhada, será servido almoço, também por adesão, ao custo de R$ 30.

Conforme o diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, a Wantertag é uma forma de estimular a cultura e as tradições das comunidades do interior. “Todo o lucro obtido na comercialização dos cafés da manhã e dos almoços é revertido para a comunidade que utiliza esse recurso para a gestão das associações”, explicou.

O credenciamento dos participantes será realizado a partir das 7h30min, quando também será servido o café. A caminhada inicia às 8h30min. As inscrições podem ser feitas antecipadamente e de forma gratuita pelo link: ibirama.caminhadas.info.

O trajeto oficial será de cerca de 12 quilômetros e o alternativo será de sete quilômetros. Os trajetos poderão ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carroça. E para matar a sede dos participantes, eles serão acompanhados pela “Bierwagen”, popularmente conhecida como a Carroça do Chope, que além de um chope geladinho, também comercializará água. Outra atração será o “Musikwagem”, com um sanfoneiro de primeira que irá alegrar os caminhantes.

Neco conta que outro diferencial da caminhada é o resgate das culturas tradicionais dos imigrantes ibiramenses. “Por isso a gente sempre pede que quem puder comparecer trajado, ou com algum adereço típico da cultura alemã ou italiana, venha. É um brilho a mais neste evento que mistura alegria, saúde, cultura e tradição”, frisou.

O trajeto é formado por belíssimas paisagens rurais, arquitetura enxaimel, percorrido em estradas de terra do interior. “Ibirama receberá visitantes de diversas cidades de Santa Catarina e de outros estados. Ao organizar este tipo de evento cultural e turístico conseguimos estimular nossa população a empreender no setor”, afirmou.

O evento ainda conta com o apoio da Federação Internacional dos Esportes Populares (Internacionaler Volksporter Verbunder), Anda Brasil, Ecobooking e Caminhos do Alto Vale.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP