Saúde do Trabalhador intensifica ritmo de atendimentos em Ibirama

19/10/2021 13:45

Entre os dias 13 e 15 de setembro, uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio do Programa Saúde do Trabalhador, esteve na empresa Pré-Fabricar Construções, onde desenvolveu palestras para mais de 100 funcionários da empresa.

Os temas abordados nas palestras foram hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia (colesterol alterado) e doenças sexualmente transmissíveis. Na oportunidade, também foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e uso de drogas. “São doenças ou hábitos que afetam muitos cidadãos, e quando tratadas no início alcançam um índice de recuperação maior, com tratamentos menos invasivos. O Programa Saúde do Trabalhador tem como objetivo identificar e tratar estas doenças no início”, destacou a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen.

Índices demonstram a importância do programa

Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade estadual (SIM), do Governo do Estado de Santa Catarina, em Ibirama, nos últimos 10 anos, 410 pessoas faleceram por doenças do aparelho cardiovascular, ligadas a problemas como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia, correspondendo a 30,85% de um total de 1329 óbitos. Os óbitos por doenças cardiovasculares incluem, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, entre outros.

Em relação ao uso de drogas, foi abordado o uso de drogas lícitas e ilícitas, com ênfase ao consumo abusivo de álcool, que além de problemas de saúde é grande responsável por acidentes de trânsito. O mesmo SIM aponta que nos últimos 10 anos, 62 pessoas foram vítimas de acidente de trânsito, correspondendo a 4,66 % do total de óbitos.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Ibirama, Ana Paula Klaumann, “devemos ainda consideram que além dos problemas no âmbito familiar e profissional, o alcoolismo contribui para o agravo de algumas doenças crônicas como a já mencionada hipertensão arterial e muitas vezes é a causa de alguns tipos de câncer e cirrose hepática”, explicou.

Também participaram das palestras a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CAPS), Daiane Teixeira Rodrigues e o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica Municipal, David Wiese.

Empresários eu representantes de empresas interessadas em aderir ao Programa Saúde do Trabalhador poderão entrar em contato com a Secretaria de Saúde, por meio do telefone 33578640 e fazer o agendamento com a coordenadora de Atenção Básica, Dianare Cucco.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP