Em Ibirama, 40% dos formandos do Curso de Costura Industrial estão empregados

08/10/2021 13:39

A noite desta quinta-feira foi especial para 28 pessoas de Ibirama, que agora têm em mãos, o diploma de conclusão do Curso de Costura Industrial, ofertado pela Prefeitura de Ibirama, por meio das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SESI/Senai de Ibirama.

Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, 40% desses formandos foram inseridos no mercado de trabalho e a tendência é que o restante também seja absorvido, devido à necessidade de mão de obra do setor têxtil. “A capacitação profissional é a oportunidade de uma melhor qualidade de vida, de evoluir, pois a gente sempre está aprendendo, dia após dia”, destacou.

O curso iniciou com 40 alunos, divididos em duas turmas com turnos vespertino e noturno, resultando em 64 horas/aula de formação. O investimento por parte do município foi de R$ 26 mil, sendo que as aulas foram ministradas no SESI, em Ibirama, sem nenhum custo para o aluno. “Infelizmente tivemos esta evasão, de pessoas que iniciaram a capacitação mas não concluíram, tirando a oportunidade de outros cidadãos de participarem”, lamentou Fabiani.

O gerente Executivo Regional do SESI/SENAI, Giovane Honorato de Carvalho, lembrou da importância da parceria na formação de profissionais conforme a demanda de mão de obra do mercado. “O SESI/SENAI possui uma vasta oferta de cursos profissionalizantes e acreditamos que, num futuro próximo, possamos ofertar novas vagas de cursos em Ibirama”, destacou.

O depoimento foi ratificado pelo prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que destacou as diversas parcerias entre o município e o SESI. “Estamos avaliando a implantação de novos cursos profissionalizantes, conforme a demanda de mão de obra, pois esta importante parceria tem trazido bons resultados ao município. Investir em qualificação profissional é uma forma de fomentar o desenvolvimento social e a economia local”, afirmou o prefeito.

Também estiveram presentes na Formatura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, a Assistente Comercial, Gisele Jaqueline Raimundo e o vice-prefeito de Ibirama, Jucélio de Andrade.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP