Wandertag de Ibirama conta com a participação de paranaenses e paulistas

04/10/2021 16:50

Mais de 250 pessoas participaram da 3ª Caminhada Internacional na Natureza e 16º Wandertag, realizadas durante o fim de semana na localidade de Rio Sellin. O evento marcou o retorno das caminhada, que estavam suspensas desde o início da pandemia de Coronavírus, como também, marcou a solenidade de comemoração do Centenário da Sociedade de Atiradores Rio Sellin, onde os visitantes puderam acompanhar a apresentação da Banda Municipal Francisco Gnich, apreciar o Museu Colonial e assistir as competições esportivas de Tiro e Serrador.

O diretor de Turismo de Ibirama, Norberto Weinrich, o Neco, conta que o evento recebeu participantes de diversas cidades de Santa Catarina, como Joinville, Balneário Camboriú e Blumenau, e também visitantes de Curitiba, PR, Campinas, SP e Adamantina, SP. “A Wandertag e a Caminhada Internacional na Natureza estão no calendário internacional de eventos turísticos, o que acaba atraindo turistas de diversas cidades do país, como também, estrangeiros. É uma forma de estimular o turismo e auxiliar também as comunidades, que lucram com a comercialização de café e almoço rural”, destacou.

A próxima edição do Wandertag e Caminhada Internacional na Natureza será realizada na localidade de Rafael, com um trajeto de 12 quilômetros, em meio a belíssimas paisagens rurais, arquitetura histórica e religiosa. A data do evento ainda não foi confirmada.

Neco conta que um dos diferenciais da caminhada é o resgate das culturas tradicionais dos imigrantes ibiramenses. “Por isso a gente sempre pede que quem puder comparecer trajado, ou com algum adereço típico da cultura alemã ou italiana, venha. É um brilho a mais neste evento que mistura alegria, saúde, cultura e tradição”, frisou. As caminhadas também são acompanhadas pela “Bierwagen”, a Carroça da Cerveja, onde os interessados podem adquirir um chope geladinho e água.

O evento ainda conta com o apoio da Federação Internacional dos Esportes Populares (Internacionaler Volksporter Verbunder), Anda Brasil, Ecobooking e Caminhos do Alto Vale.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP