Sedema realiza Campanha de Logística Reversa de Lâmpadas

23/09/2021 10:48

Você tem lâmpadas queimadas em casa e não sabe como destiná-las corretamente? Fique atento, pois a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema) e Sala da Cidadania, realizam entre os dias 20 e 30 de setembro, a Campanha de Logística Reversa de Lâmpadas. Após esta semana, esses materiais só poderão ser descartados em estabelecimentos comerciais que fazem a venda de lâmpadas.

O cidadão poderá ir até a Sala da Cidadania, localizada na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro e fazer o descarte de até três lâmpadas por pessoa. Ele deverá portar o CPF e comprovante de residência.

De acordo com o Engenheiro Florestal da Prefeitura de Ibirama, Matheos Abner Silva, lâmpadas são resíduos especiais, pois contêm substâncias químicas danosas ao meio ambiente. “Também existem componentes que podem prejudicar a saúde do homem, portanto, é de suma importância o correto descarte deste item”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, explica que a logística reversa de lâmpadas e outros resíduos especiais é uma obrigação instituída no Plano Nacional de Resíduos Sólidos. “É fundamental que a população saiba que os comércios que vendem lâmpadas em Ibirama possuem pontos de coleta, ou seja, se o cidadão não puder trazer a lâmpada até a Sala da Cidadania, pode procurar por um destes comércios e destinar sem custo algum”, finalizou.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP