Prefeitura de Ibirama viabiliza curso profissionalizante para Costura Industrial

27/07/2021 14:41

Foi realizada na manhã de hoje, no Gabinete do Centro Administrativo Ivo Müller, a assinatura do contrato entre o município de Ibirama e o SESI/SENAI, para implantação da primeira turma de curso profissionalizante para Costura Industrial.

De acordo com a Secretária de Assistência Social e Habitação, Fabiani Tenfen Soberanski, a primeira turma contemplará 44 vagas, divididas em duas turmas com turnos vespertino e noturno, resultando em 64 horas/aula de formação. “Nosso primeiro objetivo é ofertar a profissionalização aos usuários que estão cadastrados na Secretaria de Assistência Social, pessoas desempregadas ou que estão em busca do primeiro emprego, gerando mão de obra especializada, com grandes chances de inserção no mercado de trabalho. Desta forma, estas pessoas se tornam menos dependentes de programas assistenciais, além de fazerem parte da classe produtiva do município”, destacou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que este é uma espécie de projeto-piloto e que a intenção é ofertar cursos profissionalizantes para outras áreas econômicas do município. “Tanto o pessoal da Secretaria de Assistência Social, quanto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem visitado algumas empresas do município com objetivo de termos um diagnóstico da demanda de mão-de-obra. Assim que tivermos isso definido, deveremos ofertar novos cursos, conforme a necessidade do mercado de Ibirama”, explicou.

O investimento por parte do município será de R$ 26 mil. As aulas serão ministradas no SESI, em Ibirama, sem nenhum custo para o aluno. “Importante frisar que os interessados precisam atender pelo menos um dos três critérios citados anteriormente, que são, estar cadastrado na Secretaria de Assistência Social, estar desempregado ou, em busca do primeiro emprego”, reforçou a secretária de Assistência Social.

O agendamento de cadastros pode ser realizado a partir de segunda-feira, 2 de agosto, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, aos fundos da Prefeitura de Ibirama. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones 98861-0484 ou 3357-8530. A previsão é que as aulas presenciais iniciem no dia 16 de agosto.

Também estiveram presentes no ato de assinatura do contrato, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, o gerente Executivo Regional do SESI/SENAI, Giovane Honorato de Carvalho, a Assistente Comercial, Gisele Jaqueline Raimundo e o Coordenador de Operações do SESI/SENAI, Daniel Silvano Busarello.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP