Secretaria de Educação de Ibirama abre prazo de inscrições para curso de Formação Pela Escola

07/07/2021 10:18

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação e em parceria como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oferta aos cidadãos de Ibirama que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, o curso de Formação Pela Escola (FPE). As inscrições devem ser feitas, obrigatoriamente, até o dia 15 de julho, no link, http://bit.ly/cadastroformaçãopelaescola.

Os cursos serão ofertados durante os meses de julho e agosto, pela tutora regional, Suely Sandra Silva. Neste primeiro momento, os interessados poderão optar pelo curso de Competências Básicas, com carga horária de 60 horas, onde serão ministradas disciplinas relativas às políticas públicas da área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social.

A outra opção é sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com carga horária de 60 horas, onde serão apresentadas informações relativas às políticas públicas na área social, detalhando seus objetivos, o público-alvo, o processo de execução que envolve a transferência dos recursos, sua utilização e prestação de contas, bem como o processo de acompanhamento e controle social efetuado pelos Conselhos de Alimentação Escolar.

De acordo com a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause, a partir desta formação, qualquer cidadão poderá contribuir diretamente na gestão escolar, principalmente nessas duas áreas de atuação. “Essas pessoas poderão fazer parte do controle social dos recursos encaminhados pelo FNDE, auxiliar na fiscalização da boa aplicação desse dinheiro, como também, fazer sugestões para que possamos sempre ofertar um melhor serviço a nossa rede municipal de ensino”, destacou.

Devem participar, principalmente, profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social da educação.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Secretaria de Educação