Conferência de Cultura de Ibirama debaterá avanços no setor

30/06/2021 09:23

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura, realiza no dia 6 de julho, a partir das 18h, a 3ª Conferência Municipal de Cultura de Ibirama. O evento será realizado na Comunidade Evangélica de Ibirama de forma presencial, porém, poderá ser convertido em evento online conforme as restrições estipuladas pelo Governo de Santa Catarina para combate à Covid-19.

De acordo com a diretora de Cultura, Márcia Kayser, por motivos de controle de aglomeração, somente participarão da Conferência, as pessoas que se inscreverem até o dia 2 de julho. “Neste ato de inscrição você já registra se pertence a algum dos setores e qual é ele. No evento você receberá um crachá indicando que pertence a essa setorial permitindo sua candidatura e direito ao voto”, explicou. O link para inscrições é https://forms.gle/ZXLaJn2ad71BdkPE9 .

Durante a Conferência, será feita uma avaliação dos resultados do Plano Municipal de Cultura de Ibirama. Algumas das metas já estão bastante avançadas, como: a implantação do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural que conta hoje com dois processos de Tombamento em andamento; implantação de quadro próprio de servidores do setor cultural através de concurso público, garantindo aulas gratuitas de várias linguagens artísticas; reorganização, requalificação e preservação dos acervos históricos, com reestruturação do arquivo Público e aprovação de Plano Museológico.

Por meio de uma mesa redonda, será debatido o Fundo Municipal de Cultura, que é uma reserva orçamentária de recursos municipais, cujo objetivo é o repasse às associações e agentes de cultura para a realização de projetos culturais específicos, em áreas como música, teatro, dança, cinema, preservação de imóveis históricos e das tradições locais.

Também, o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura, que consiste nos instrumentos utilizados para a escolha dos projetos a serem financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, normalmente através de editais. Esses editais são lançados anualmente e possuem critérios de escolha tornando a definição do projeto a ser financiado mais profissional, minimizando impactos políticos ao definir quais projetos culturais são financiados.

Na oportunidade, também serão escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, que é formado por 12 cadeiras, cada uma possui um membro titular e um suplente. Seis cadeiras são indicadas pelo Prefeito Municipal e outras seis são eleitas pelos seus respectivos setores durante o evento.

Os seis setores representados no Conselho Municipal de Cultura são: Cultura Popular, Artes Visuais, Música, Teatro, Dança e Literatura. “Qualquer morador de Ibirama que possua relação com quaisquer desses setores pode se inscrever na Conferência Municipal de Cultura para votar e ser votado na eleição de conselheiros”, finalizou Márcia.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP