Prefeitura de Ibirama chama atenção para Dia Mundial da Prevenção de Quedas em idosos

23/06/2021 16:19

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social e Departamento do Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, chama atenção para um problema que acomete as pessoas com mais de 60 anos, que são as quedas de idosos.

De acordo com dados repassados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, de 1º de junho de 2020 a 18 de junho de 2021, foram registrados pela corporação, 38 atendimentos que envolviam acidentes domésticos e quedas de idosos. Apesar de realizar atendimentos com pacientes entre 51 e 90 anos, o maior número de ocorrências compreende idosos com idade entre 81 e 90 anos, com 13 atendimentos.

Alusivo ao Junho Violeta, mês de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, no dia 24 de junho é realizado o Dia Mundial da Prevenção de Quedas em idosos. Para tanto, o Bombeiro Voluntário de Ibirama, João Santos, repassou algumas orientações para minimizar este problema.

Ele orienta que pessoas idosas com alguma dificuldade de locomoção não devem ser deixadas sozinhas em casa. Em casos extremos, eles devem ter em mãos um telefone celular para contato rápido com o familiar ou serviços de emergência em caso de acidente.

Outra situação é evitar que idosos realizem tarefas perigosas. “Principalmente aqueles idosos que acabam subindo em cima de uma cadeira ou que utilizam escadas de degrau para substituir uma lâmpada, por exemplo. Ao realizar estas atividades, acidentes podem ocorrer”, explicou.

Santos também chama a atenção para o uso de calçados ou tapetes escorregadios, atenção que deve ser redobrada em residências com pisos como porcelanato e alguns tipos de madeira. “A sugestão é utilizar alguns tapetes que são confeccionados com materiais antiderrapantes, como também, calçados produzidos com material mais aderente. Importante ressaltar que estes cuidados também devem ser adotados durante o banho, assim como o uso de cadeiras, quando necessário e barras de apoio”, destacou.

Além dos cuidados básicos e preventivos, Santos também reforça a importância dos cuidados com o corpo. “Apesar do organismo mais frágil, é fundamental que os idosos pratiquem atividades físicas e tenham uma vida ativa e saudável, realizando caminhadas e demais exercícios, sempre respeitando os limites que o corpo lhe impõe e com acompanhamento médico”, finalizou.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: ANPR