Rua 25 de Julho, em Ibirama, ganha novo portal

01/06/2021 09:48

Mesmo com um amanhecer chuvoso, o sábado, 29, foi de muito trabalho em Ibirama. Pelo menos oito funcionários da empresa Casa das Esquadrias, de Palhoça, empresa vencedora do processo licitatório para execução da obra, além de equipe de apoio da Prefeitura de Ibirama, trabalharam na montagem da estrutura do novo Portal de Acesso a cidade, na rua 25 de Julho.

O projeto, concebido por André Felipi – Arquiteto e Urbanista, de Ibirama, foi inspirado no portal anterior que existia na cidade e baseado no sistema construtivo enxaimel, como forma de homenagear os colonizadores europeus de Ibirama. “A intenção foi mesclar o sistema construtivo enxaimel, tradicional em nosso município, com traços contemporâneos, proporcionando uma identidade moderna a obra”, destacou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que após a montagem da estrutura, serão realizados alguns ajustes no paisagismo e ajardinamento em torno do novo portal. “Esta era uma obra muito esperada por toda a comunidade, que já tinha um carinho especial pelo portal anterior. Sem dúvida, uma das principais portas de entrada de nossa cidade se tornará mais um ponto turístico de Ibirama”, destacou.

O investimento na construção do portal foi de R$ 104.906,12, oriundos do Ministério do Turismo, e R$ 3.681,11 em recursos próprios do município. A empresa vencedora para a execução do projeto foi a Casa das Esquadrias, de Palhoça. Os recursos originários do Governo Federal estão legalmente vinculados a execução da obra, portanto, não poderiam ser aplicados em outras obras ou serviços. Caso não fosse utilizado para construção do portal, seria devolvido ao Ministério do Turismo e investido em obras deste setor em outros municípios do país.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP