Professores de Ibirama recebem formação sobre Pensamento Computacional

06/05/2021 09:22

A inclusão das tecnologias interativas na rede de ensino ganhou cada vez mais espaço após a pandemia, onde educadores e alunos tiveram que rever conceitos para estarem adaptados a nova realidade. Em Ibirama, as medidas colocadas em prática por necessidade deverão permanecer, inclusive com a capacitação contínua de professores nesta área.

Nos dias 16 e 23 de maio, os professores da rede municipal de ensino de Ibirama, que ministram aulas aos primeiros e terceiros anos das séries iniciais, participaram de uma formação sobre Pensamento Computacional, aplicada pelo professor Dr. Pablo Schoefel, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Pensamento Computacional pode ser definido como uma estratégia usada para desenhar soluções e solucionar problemas de maneira eficaz, tendo a tecnologia como base. Não se refere apenas a programação de computadores ou mesmo à navegação na internet. “Resumidamente, seria a capacidade criativa, crítica e estratégica de utilizar as bases computacionais nas diferentes áreas de conhecimento para a resolução de problemas”, destacou o professor.

O objetivo da formação foi desenvolver a temática para que os professores compreendam os novos processos, aperfeiçoando a capacidade de resolução de problemas, por meio do pensamento computacional. Este pensamento propõe o desenvolvimento de maneiras novas e criativas de pensar, na qual educadores e alunos sejam capazes de identificar problemas e buscar soluções a partir de diferentes competências.

A secretária de Educação, Marilene Collet Krause, destacou os avanços na rede municipal de ensino de Ibirama, que no ano passado foi destaque no Alto Vale, assumindo o terceiro lugar nos anos iniciais e segundo lugar nos anos finais no ranking do Indice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Se hoje o município de Ibirama tem uma educação de excelência, muito se deve aos investimentos estruturais e de formação dos nossos professores, sempre atualizados em relação as novas ferramentas da educação”, explicou.

Na educação, o Pensamento Computacional veio para contribuir com a adaptação da sala de aula às necessidades da sociedade contemporânea. A transformação digital surgida com as novas tecnologias exige que os indivíduos estejam cada vez mais aptos a lidar com as ferramentas e linguagens da cultura digital.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP