CASAN oferece curso gratuito para ligações de redes de esgoto

23/03/2021 09:41

Com a conclusão do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Ibirama, a CASAN promoverá um curso gratuito para encanadores, pedreiros, instaladores hidráulicos e outros profissionais interessados em conhecer melhor o sistema.

O objetivo é demonstrar qual é o processo de conexão das residências ao Sistema Público de Esgotamento Sanitário, que já está em pré-operação no município.

O curso será realizado no dia 16 de abril, no Auditório da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), localizada na Rua 25 de Julho, s/n (próxima à Associação Atlética Banco do Brasil). Os profissionais serão divididos em duas turmas, sendo uma às 10h e outras às 14h. As inscrições devem ser feitas por meio do telefone (47) 3357-2178.

Todas as orientações quanto aos cuidados para controle da disseminação da Covid 19 serão seguidas, com o distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

A listagem dos participantes e seus contatos ficará disponível no site da CASAN, proporcionando aos moradores contatos para avaliarem os serviços que serão necessários em seus imóveis e para realização de orçamentos para conexão ao novo sistema de esgoto.

Ligação autorizada

Com o início da pré-operação do Sistema de Esgoto de Ibirama neste mês de março, a CASAN informa aos moradores do Centro, bairro Operário e bairro Taquaras que está autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora.

A Companhia orienta aos proprietários que busquem auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

O sistema de Esgoto de Ibirama

Estão sendo beneficiados nesta primeira etapa 1.043 unidades, o equivalente a 30% dos moradores da área urbana do município.

O investimento total no SES Ibirama foi de R$ 16,7 milhões, recurso financiado pela Companhia junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Foram instalados no município 20 quilômetros de redes coletoras, 3,9 km de emissários, duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) e uma unidade compacta capaz de tratar 20 litros por segundo.

Com informações - Assessoria de Imprensa Casan

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP