Ibirama inicia mais uma etapa do novo sistema de mobilidade urbana

19/03/2021 13:05

Inicia na próxima segunda-feira, 22, a construção da rotatória no bairro Areado, na intersecção entre a Avenida Castelo Branco e a rua 15 de Novembro, próximo ao Bar do Barriga. De acordo com o Chefe do Departamento de Planejamento da Prefeitura de Ibirama, Gerson Francisco, as deficiências no pavimento asfáltico nesse local também serão corrigidas durante a execução da obra. “Com o início dos trabalhos o trânsito ficará parcialmente interrompido. Então solicitamos que os motoristas que trafegarem pelo local redobrem a atenção ou utilizem outras vias de saída do município”, explicou. O valor a ser investido é de R$ 630.862,31, sendo que a empresa vencedora do processo licitatório é a Construção Civil MG LTDA, de Ibirama.

A obra inicia a quinta etapa do novo sistema de mobilidade urbana de Ibirama, que já contemplou a conclusão do trevo de acesso à BR-470 pela rua Blumenau, a conclusão da Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, as alterações no trânsito na área central e a revitalização da Rua Tiradentes. “Todas estas obras foram exaustivamente planejadas por uma equipe técnica contratada pela Prefeitura. Com a conclusão destas rotatórias, o trânsito de Ibirama ganhará com fluidez, segurança, desenvolvimento, qualidade de vida e incentivos a outros modais de transporte”, explicou o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo.

Outros pontos da cidade que receberão intervenção

Um dos principais problemas identificados no trânsito do município ocorre no trevo de acesso à SC-340, próximo a Mercearia Queijeiro. Com a mudança no acesso de caminhões à empresa Manoel Marchetti Indústria e Comércio, as obras devem proporcionar maior segurança e fluidez aos motoristas que trafegam pelo local. O investimento previsto para esta obra é de R$ 798.292,21.

Nas proximidades, uma rotatória será construída na interseção entre as ruas Dr. Getúlio Vargas, rua Castro Alves e ponte Laerte Rossini, próximo a Sociedade Desportiva União. A ampliação do raio de curva também permitirá melhor manobra de caminhões que precisam acessar as localidades de Rio Sellin, Rafael, entre outras. O valor previsto para este local é de R$ 263.662,07.

Outro ponto que receberá melhorias será no bairro Ponto Chic, na interseção entre as ruas Marquês do Herval e Mirador, nas proximidades do Supermercado Cooper. O investimento previsto para esta obra será de R$ 378.001,29.

O investimento total na construção das rotatórias é de R$ 2.070.817,88, viabilizados por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, o qual foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Ibirama, respeitando a capacidade de endividamento do município. A sexta etapa e última etapa do novo sistema prevê a revitalização da sinalização horizontal e vertical das ruas Dr. Getúlio Vargas, Marquês do Herval, 15 de Novembro e rua Blumenau.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP