Idosos de Ibirama recebem orientações para atividades físicas no celular

18/03/2021 08:52

A Comissão Municipal de Esportes (CME) de Ibirama, ligada a Secretaria de Educação, tem superado desafios para garantir a permanência do Programa de Atividades Físicas Orientadas para os Idosos. Os encontros, que eram presenciais, agora são remotos, o que exigiu a adaptação da monitora e dos alunos às novas tecnologias.

De acordo com Rosane Simone Pertille Fachini, diante do quadro da pandemia, sabe-se que parte da população mais atingida são os idosos, que sofrem consequências sociais, físicas e emocionais. “As atividades têm o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura, melhorar dores e a postura, fortalecer o sistema cardiorrespiratório, aumentar a autoestima e consequentemente, a melhora emocional e da qualidade de vida”, explicou a monitora.

A participante do projeto, Mirian Karsten Ulrich, de 50 anos, conta que adora atividades físicas e de lazer, como escotismo, dança, caminhadas e natação, mas sente a necessidade de ter um apoio profissional que motive e estimule a disciplina para a prática de atividades físicas, principalmente nesta pandemia. “Sempre que possível acompanho e pratico os exercícios distribuídos por vídeo. Em casa sempre surgem outros assuntos que se priorizam e acabam deixando a prática da atividade física para outro momento e às vezes em total esquecimento, o que não aconteceria com o compromisso assumido junto ao professor. Então, julgo muito importante continuar com este projeto para a manutenção do bem-estar do idoso no município de Ibirama”, explicou.

Atualmente, cerca de 100 pessoas, com idade superior a 50 anos, participam das atividades. O projeto é realizado desde 2006, sendo que as atividades estão sendo realizadas de forma remota desde o ano passado. “As atividades são gravadas em vídeo e encaminhadas aos idosos por meio de aplicativos de mensagem para que possam ser executadas em casa. Em casos de dúvidas, eles podem saná-las diretamente pelo aplicativo, onde conseguimos garantir também a interatividade, tão importante neste processo”, destacou Rosane.

Antes da pandemia, as atividades eram realizadas no Ginásio de Esportes João Moretti e nas quadras esportivas do bairro São Miguel e da localidade de Rio Sellin.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP