Ibirama adere a Rede Laço de Voluntariado catarinense

17/03/2021 15:44

A Rede Laço de Voluntariado é uma plataforma virtual destinada a conectar voluntários dispostos a ajudar e entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, para a execução de ações capazes de melhorar e transformar a sociedade.

A adesão do município à rede foi definida após encontro na tarde de terça-feira, 16, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, entre a primeira-dama de Ibirama, Aline de Souza, e a primeira-dama de Santa Catarina, Késia Martins da Silva, idealizadora da Rede.

Para Aline, Ibirama é uma cidade privilegiada neste sentido, inclusive com inúmeras entidades ativas que realizam estas ações com um grande número de voluntários. Ela explica que em breve reunirá representantes dessas entidades para explicar o funcionamento da plataforma. “Vamos incentivar e divulgar o voluntariado e proporcionar oportunidades e incentivo as ações sociais em nosso município”, explicou.

Qualquer cidadão que acredita que o amor ao próximo e que boas ações podem mudar o mundo pode participar. Ser voluntário é doar um pouco de si, aprender com o outro, compartilhar habilidades e conhecimentos de forma responsável, visando construir uma sociedade melhor.

Interessados podem se cadastrar no site https://www.redelaco.sc.gov.br/quem-pode-ser-voluntário. Para quem está em busca de voluntários, o site disponibiliza um espaço para o cadastro de eventos de caráter social. “Desta forma, aproximamos as ações sociais realizadas pelas entidades com as pessoas interessadas em exercer o voluntariado, trazendo muitos benefícios a sociedade”, explicou Aline.

Podem cadastrar eventos na plataforma, órgãos e entidades públicas, instituições privadas sem fins lucrativos, que desenvolvam ações com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos, ou de assistência social. A entidade deve estar localizada em Santa Catarina.

Capacitação para inscrição em editais

Outro objetivo da Rede Laço de Voluntariado é capacitar cidadãos para a montagem e participação de editais para captação de recursos para obras e serviços voltados ao voluntariado. Os recursos podem ser do poder público ou da iniciativa privada. “Nosso estado possui um grande leque de oportunidades, porém, é necessário que sejam montados bons projetos. Com esta formação, entidades municipais poderão ampliar suas fontes de recursos e proporcionar um serviço voluntário ainda melhor para a sociedade”, destacou a primeira-dama.

Para facilitar a divulgação e garantir mais adesões, os editais são centralizados no site redelaco.sc.gov.br/editais e podem ser acessados por quaisquer cidadãos.

Quem quiser conhecer mais sobre a Rede Laço de Voluntariado, pode acessar a plataforma https://www.redelaco.sc.gov.br/.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Ascom Governo de Santa Catarina