IBGE abre vagas de trabalho para Ibirama e região

22/02/2021 10:48

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou na quinta-feira (18) dois editais para contratar temporariamente pessoas para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021. São oferecidas vagas para agente censitário municipal (ACM), agente censitário supervisor (ACS) e recenseador.

As inscrições para ACM e ACS iniciaram na sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. Com datas diferentes das provas, candidatos podem participar dos dois processos seletivos.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Para Ibirama são 18 vagas de Recenseador e 3 vagas de Agente Censitário.

Vagas para Recenseadores:

Os recenseadores são os profissionais que visitarão os domicílios, entrevistando seus moradores. O nível de escolaridade exigido para a função é o ensino fundamental completo. A inscrição para o processo seletivo custa R$ 25,77 e pode ser feita no site do Cebraspe. A prova ocorre o dia 25 de abril. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Vagas para ACM e ACS:

O mais bem colocados em cada município ocupará a vaga de ACM e será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores. O nível de escolaridade exigido para a função é o ensino médio concluído. A inscrição para o processo seletivo custa R$ 39,49 e pode ser feita no site do Cebraspe. A prova ocorre o dia 18 de abril. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS, mais benefícios, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Inscrições e mais informações:

Informações - Mateus Melo

Coordenador de Subárea - Censo Demográfico 2021