Atingidos pela enxurrada devem sacar FGTS por aplicativo de celular

15/02/2021 16:16

Os mais de 300 moradores de Ibirama atingidos diretamente pela enxurrada, e que fizeram o cadastro na Defesa Civil, terão que fazer a transação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pelo aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, chamado APP FGTS, que pode ser baixado no Play Store, para celulares com sistema operacional Android, ou App Store, para celulares com sistema operacional IOS.

Ao iniciar o processo, o trabalhador deverá ter em mãos os dados referentes a uma conta-corrente, ou conta poupança, para realização do saque. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ibirama, Maurélio de Andrade, os beneficiários precisam estar atentos ao preenchimento de dados. “Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades ao fazer estas transações eletrônicas, portanto, sugerimos que elas peçam ajuda a algum parente ou vizinho para que não perca o prazo de saque, considerando que a Caixa Econômica Federal não poderá prestar auxílio devido a demanda da liberação do auxílio emergencial, do Governo Federal”, frisou.

Para o saque via APP, o solicitante deverá encaminhar fotos do documento de identificação e comprovante de residência de sua própria titularidade. “O comprovante de residência deve ser o mesmo apresentado no momento do cadastro junto a Defesa Civil, ou, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de Calamidade Pública, havida em decorrência do desastre natural, ou seja, de 20/08/2020 a 18/12/2020”, explicou, o coordenador da Defesa Civil.

Os trabalhadores que tem direito ao saque devem estar atentos ao prazo, que não poderá ultrapassar 90 dias após a publicação da Portaria, ou seja, 21 de março de 2021.

No site da Prefeitura de Ibirama foi disponibilizado um vídeo, produzido pela Caixa Econômica Federal, onde são repassadas orientações sobre o uso do APP.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP