Linhas de crédito para empresas de Ibirama ultrapassam R$ 3 milhões

09/02/2021 15:44

A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) iniciou nesta segunda-feira, 8, as contrações da linha de crédito RecomeçaSC, voltada aos empreendedores dos municípios de Rio do Sul, Ibirama e Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, que foram afetados pela enxurrada que assolou o município no fim de 2020.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Kruger, em Ibirama, até o momento, 22 empresas solicitaram a linha de crédito especial, um valor disponibilizado de R$ 3.380.690,38. “Desses 22 contratos, 14 já estão aprovados pelo Badesc. A carência e os juros subsidiados são uma forma de minimizar os prejuízos financeiros, garantir ao empresário capital de giro e evitar a demissão de funcionários”, explicou.

Em Ibirama, os empresários que tiveram seus estabelecimentos afetados diretamente pela enxurrada e que tem interesse na linha de crédito, podem fazer a solicitação até 8 de março. “Conforme a norma, as solicitações devem ser feitas até 80 dias após o decreto estadual de homologação do estado de calamidade pública”, explica Anderson Fozina Kruger.

Até o momento o Badesc recebeu 115 solicitações, que ultrapassam o montante de R$ 16,2 milhões. “Nossa expectativa é que, até o fim desta semana, sejam realizadas as primeiras liberações na conta dos empreendedores”, afirma o diretor.

Por meio do RecomeçaSC, serão disponibilizados R$ 30 milhões para operações com juros 100% subsidiados pelo Governo do Estado. A condição é válida para os empreendedores com parcelas adimplentes.

O crédito é direcionado aos empreendimentos diretamente atingidos pela enxurrada do dia 17 de dezembro, que devem apresentar laudo da Defesa Civil Municipal comprovando o impacto. Serão permitidas operações de R$ 30 mil a R$ 200 mil, com 48 meses para pagamento, sendo carência de 12 meses e amortização de 36 meses. As operações terão cobertura total do Fundo de Aval do Estado de Santa Catarina (FAE/SC) para empreendimentos com faturamento até R$ 96 milhões. Acima desse valor será necessário apresentação de garantia real.

Para solicitar o crédito o empreendedor deverá acessar o site do Badesc, clicar no banner da página inicial e seguir o passo a passo com as orientações e lista de documentos necessários para a abertura do processo, que é realizado na maior parte de forma online. Dúvidas em relação ao processo podem ser enviadas para o e-mail recomecasc@badesc.gov.br, ou, o empresário pode procurar a Sala do Empreendedor, na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, onde receberá todo o suporte necessário.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP