Ibirama se antecipa ao Governo de Santa Catarina no retorno às aulas

26/01/2021 08:44

Após a aplicação do Plano de Contingência de combate à Covid-19, a Secretaria de Educação de Ibirama retornará com as aulas presenciais no dia 16 de fevereiro. A aplicação de medidas sanitárias de combate a disseminação do Coronavírus, exige o afastamento de 1,5 metro entre as crianças nas salas de aula, o que exigiu que a equipe da Educação definisse estratégias para o atendimento aos alunos.

Em relação aos Centros de Educação Infantil, as crianças poderão frequentar as unidades somente em meio período. “Precisamos avaliar como as crianças irão se comportar neste formato diferente de ensino. Uma forma diferente de brincar e de interagir com os coleguinhas. Com as regras sanitárias definidas pelo Governo de Santa Catarina, e a necessidade de afastamento das crianças, não teríamos estrutura para atender todos em período integral. Foi uma forma que encontramos de garantir que todas as crianças matriculadas tenham atendimento justo e igualitário”, destacou a secretária de Educação de Ibirama, Marilene Colett Krause”.

O escalonamento de alunos também alcançará o Ensino Fundamental, sendo que os atendimentos serão realizados em dias alternados. “Nossas salas de aulas são preparadas para atender cerca de 30 alunos, mas, com as medidas sanitárias teremos que reduzir o número de estudantes por sala, para garantir o afastamento de segurança”, explicou Marilene. Com o atendimento no formato Tempo Escola e Tempo Casa, os alunos receberão atividades extras para serem realizadas nos dias que ficarem em casa.

Os estudantes que possuem comorbidades continuarão sendo atendidos pelo ensino remoto. A cada 15 dias o pai ou responsável deve se dirigir até a unidade escolar onde a criança está matriculada para a retirada de atividades que serão repassadas pelos professores.

A secretária destaca que os pais que preferirem manter os filhos em casa terão esta possibilidade, sendo que os atendimentos continuarão de forma online. “Eles deverão assinar um termo de responsabilidade e buscar as atividades das crianças nas escolas. É uma alternativa aos pais que preferem ficar com os filhos em casa neste momento”, comentou.

Os pais ou responsáveis que ainda não fizeram a matrícula dos estudantes, no caso da Educação Infantil, devem procurar o setor administrativo da Secretaria de Educação, na rua Dr. Getúlio Vargas, 70, Centro.

No caso dos estudantes do ensino fundamental, os pais ou responsáveis devem se dirigir a escola municipal mais próxima de sua residência a partir de quarta-feira, 27.

Limitações no transporte escolar

As informações relativas ao uso de transporte escolar gratuito ainda estão sendo levantadas pela equipe da Secretaria de Educação. Um questionário está sendo encaminhado às famílias a partir desta segunda-feira, 25, que deverão dar um retorno sobre esta necessidade.

Mas, alguns critérios foram definidos para que as normas sanitárias possam contemplar também o transporte. Segundo a secretária, só poderão usar o transporte alunos que residem em distância superior a dois quilômetros da escola, pois é uma maneira de reduzir o número de crianças que utilizam o serviço. Antes de entrar no ônibus, as crianças terão a temperatura aferida e precisarão fazer uso do álcool em gel, que estará disponível nos veículos.

A alimentação escolar será servida normalmente, conforme cardápio estipulado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. “A única mudança é que as crianças não serão servidas no refeitório, mas nas salas de aula. É uma forma de evitar o contato de alunos de turmas diferentes”, explicou.

Formação continuada

A partir do dia 1º de fevereiro, os professores e gestores educacionais passarão por Formação Continuada, onde receberão orientações para o retorno às aulas. “Nos CEIS vamos trabalhar com a criação de espaços de acolhimento, confecção de brinquedos e o desfralde correto. Nas escolas, os professores receberão orientações em relação ao acolhimento, ensino híbrido, metodologias ativas, gameficação e avaliação diagnóstica, sendo esta última, essencial para identificar as deficiências de aprendizado do estudante durante as aulas remotas do ano passado”, explicou a secretária.

Na primeira semana de aula, as crianças passarão por uma avaliação onde os professores poderão identificar quais as deficiências de aprendizado deverão ser supridas no ano corrente. “Queremos deixar os pais tranquilos, pois vamos retomar assuntos importantes que as crianças não tenham aprendido no ano anterior”, destacou Marilene.

A rede municipal de ensino compreende seis CEIs e seis escolas municipais. Ao todo, são 2.540 alunos matriculados. “A prefeitura adquiriu todos os Equipamentos de Proteção Individual e insumos necessários para colocar em prática as normas sanitárias vigentes. Queremos oferecer um ambiente seguro aos seus filhos”, finalizou a secretária.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP