Badesc e prefeitura de Ibirama definem liberação de crédito para atingidos pela enxurrada

12/01/2021 09:52

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), realizou na tarde de segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores, uma reunião entre empresários atingidos pela enxurrada que assolou o município no fim do ano e representantes da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc).

Na oportunidade, o presidente, Eduardo Alexandre Corrêa de Machado, e o gerente de negócios do Badesc, Lucio Tramontin, esclareceram dúvidas dos interessados nas linhas de crédito, como também, explicaram o funcionamento da plataforma online para cadastramento dos pedidos de financiamento. Ela faz parte do programa Recomeça-SC, que disponibiliza linhas de crédito com juros subsidiados para empreendedores atingidos por desastres naturais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Anderson Fozina Krüger, a linha de crédito tem como objetivo auxiliar a recuperação das empresas que foram diretamente atingidas pela enxurrada.

Estão aptas a contrair o financiamento, micro, pequenas e médias empresas. Os microempreendedores individuais (MEI's) não estão aptos, pois já existe um programa específico e vigente, sendo este operado por agências de microcrédito.

O valor disponível para cada CNPJ varia entre R$ 30 e R$ 200 mil para capital de giro e terá por base a capacidade de pagamento. O prazo para pagamento é de 36 meses, com 12 meses de carência.

O crédito também contará com fundo garantidor, ou seja, os empreendedores que não puderem prestar garantia terão acesso ao fundo para cobrir 100% da operação, mediante o pagamento de uma tarifa pra acessá-lo.

O prazo para solicitação do crédito encerra no dia 8 de março de 2021.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Ibirama, Jucélio de Andrado, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibirama, Ariel de Oliveira e representantes da Associação Empresarial de Ibirama (Aciibi).

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP