Secretaria de Estado de Saúde define novas restrições para combate a Covid-19

27/11/2020 10:07

Os dados do mapa de risco divulgados na manhã de quarta-feira, 25, pela Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, incluíram a microrregião onde pertence Ibirama no risco gravíssimo para o Coronavírus.

Com isso, algumas restrições serão impostas entre o dia 28 de novembro e 12 de dezembro, conforme portarias determinadas pela Secretaria de Estado de Saúde. “Desde o início da pandemia seguimos as normas impostas pela legislação estadual e federal. O município não tem autonomia para determinar regras mais brandas, apenas mais restritivas, o que não é o caso”, explicou o prefeito, Adriano Poffo. Após este período, a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina fará uma nova análise do mapa de risco.

As normas restritivas determinam a diminuição de capacidade de atendimento de alguns estabelecimentos, como também, a restrição de outras atividades. Academias de ginástica, musculação ou similares deverão ser reduzidas a 30% da capacidade, assim como igrejas e demais templos religiosos.

As aulas na rede privada e pública de ensino estão suspensas, sendo permitidas as atividades de reforço pedagógicos individuais. Casas noturnas, boates, casas de shows e afins, assim como apresentações de som ao vivo em quaisquer estabelecimentos estão proibidos. Eventos sociais como casamentos, aniversários, festas infantis e afins também estão proibidos pela legislação estadual.

Atividades esportivas

Conforme a Portaria nº 664 de 2020, da Secretaria de Estado de Saúde, está proibida a prática de futebol recreativo, tanto de campo quando de salão, assim como outras modalidades coletivas. Eventos e competições esportivas privadas também devem ser suspensas. O acesso ao Parque Municipal Manoel Marchetti é permitido somente para a prática de atividades individuais, sendo proibida a permanência no local.

De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as medidas são determinadas pelo Governo de Santa Catarina e devem ser seguidas pelos municípios. “O principal objetivo das restrições é garantir a contenção da disseminação do vírus para evitar a sobrecarga na rede de saúde, principalmente ao que ser refere aos leitos de UTIS”, destacou.

A secretária destaca a reabertura da Unidade Sentinela para o atendimento de pacientes com sintomas gripais. O espaço fica localizado no Centro de Educação Infantil Vice-prefeito Sigolf Radloff, no Centro, ao lado do Parque Municipal Manoel Marchetti. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h. “Os pacientes com qualquer sintoma de gripe devem procurar esta unidade. Dessa forma, evitamos que pessoas que estejam com suspeita de Covid-19 sejam atendidas no mesmo local dos pacientes com outros problemas”, destacou Izabel.

Ela destaca ainda que devido à necessidade de remanejamento das equipes de trabalho, algumas Unidades Básicas de Saúde periféricas ficarão sem atendimento. “Os profissionais médicos e de enfermagem serão direcionados para o atendimento na Unidade Sentinela, sendo que alguns atendimentos rotineiros serão transferidos para outras unidades de saúde”, explicou.

É o caso dos moradores de Nova Stettin, que devem procurar atendimento na UBS do Distrito de Dalbérgia, e das localidades de Rafael e Sellin, que devem se direcionar a UBS do bairro Progresso. Antes de se dirigir a unidade, recomenda-se que o paciente entre em contato por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp, pelo número 98874-0881 ou, diretamente com a Unidade de Saúde de referência.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP