Agosto Lilás chama atenção para estatísticas de violência contra as mulheres em Ibirama

10/08/2020 10:24

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Assistência Social, integra a campanha Agosto Lilás, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de Santa Catarina, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os diversos tipos de violências que podem ocorrer contra as mulheres.

De acordo com os dados disponibilizados pela Delegacia de Polícia Civil de Ibirama, os números relativos à violência contra a mulher foram significativos entre os anos de 2018 e 2019. “As estatísticas apresentam apenas os fatos consumados atendidos pela Delegacia, porém, sabemos que ela deve ser maior, pois muitas mulheres ainda têm medo de denunciar”, explica a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski.

Em 2018 e 2019, entraram para as estatísticas 97 casos de ameaça, 52 casos de lesão corporal leve, 37 ocorrências de injúria, seis casos de dano, quatro de vias de fato, quatro de difamação, um estupro de adolescente, um descumprimento de medida protetiva, um constrangimento legal e uma lesão corporal gravíssima. As denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento à Mulher, por meio do 180, Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 190, ou ainda na Secretaria de Assistência Social de Ibirama, por meio do telefone 3357-8530 e aplicativo Direitos Humanos Brasil.

As estatísticas apontam ainda que os mais diversos tipos de violência são praticados contra mulheres entre 35 e 44 anos (23%), sempre aos sábados (20%), no período noturno (42%). “Precisamos diminuir estes números. A violência contra as mulheres não pode virar apenas estatísticas. Por trás dos números existem mulheres sofrendo e tendo seu futuro prejudicado”, destacou a advogada Ilda Valentim, que na noite de terça-feira, 11, participará de uma live que será moderada pela secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiane Tenfen Soberanski.

Ibirama e o Agosto Lilás em live

Com as determinações de distanciamento social, estipuladas por órgãos de saúde, a Secretaria de Assistência Social de Ibirama realizará algumas atividades online para lembrar a data. Na terça-feira, 11, às 19h, a advogada Ilda Valentim participará de uma Live que será moderada pela secretária da pasta, Fabiani Tenfen Soberanski.

Na oportunidade, serão abordados temas relativos ao cotidiano das mulheres, principalmente ao que se refere aos tipos de violências que são enfrentados. “Na maioria dos casos não é só o tapa, o empurrão. São agressões morais, psicológicas, que também são consideradas violência. E também vamos repassar a estas mulheres orientações relativas a denúncias”, explicou Fabiani. Durante a live os seguidores poderão fazer perguntas que serão respondidas ao vivo, inclusive, de forma anônima.

Durante toda a semana também serão postados vídeos de orientação para estas mulheres. O Agosto Lilás é uma campanha do Governo de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Ibirama e Secretaria de Assistência Social e Habitação.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP