Prefeitura de Ibirama abre concorrência pública para exploração comercial da tirolesa

03/08/2020 08:16

A Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento Municipal de Turismo, lançou um processo de concorrência pública para exploração comercial da tirolesa urbana, localizada na rua 3 de Maio, Centro.

Interessados podem obter informações por meio da aba Editais, no Portal da Prefeitura de Ibirama, como também, pelo telefone do Departamento de Licitações, por meio do telefone 3357-8523, ou ainda pelo e-mail compras@ibirama.sc.gov.br.

Os envelopes com as propostas devem ser entregues até o dia 27 de agosto, às 9h, no Protocolo Geral da Prefeitura de Ibirama, na rua Dr. Getúlio Vargas, 70.

Maior tirolesa urbana do país

A tirolesa de Ibirama é considerada a maior estrutura urbana do país. Possui 1.045 metros de extensão e no ponto mais alto chega a 70 metros, suportando uma capacidade de carga de 120 quilos.

De acordo com Wilson Miguel, do Grupo Eco & Eco, responsável pela manutenção anual da estrutura, o equipamento é construído com objetivo de não necessitar a realização de manutenção, mas, anualmente a estrutura é toda analisada. “Todo o cabeamento é hiperdimensionado para função, então é praticamente impossível ocorrer algum problema de rompimento”, explicou.

As estruturas que sustentam os cabos de aço são concretadas no solo, com base e profundidade de 2,20 metros. Os cabos são de aço especial galvanizado de meia polegada, próprios para este tipo de equipamento, constituídos de seis cabos principais, formados por 11 fios de aço cada. “Existe um terceiro cabo que não deve ser utilizado para apoio, pois este serve apenas para sinalização”, argumenta, explicou Miguel.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP