Ibirama tem maior saldo de empregos entre as cidades mais populosas do Alto Vale

29/07/2020 09:34

A capital do Vale Norte encerrou o primeiro semestre de 2020 com o maior saldo de novas vagas de emprego, entre os municípios mais populosos do Alto Vale do Itajaí. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia, do Governo Federal.

O saldo positivo, de 110 vagas, é relativo ao número de admissões, 1.576, e o número de desligamentos, 1.466. O município possui índices superiores aos números do Brasil, que tem saldo negativo de 1.198.363, e de Santa Catarina, que também contratou menos este ano, com saldo negativo de 53.592.

Os setores produtivos que mais contribuíram para o índice foram o da Indústria, com saldo positivo de 10 contratações, Serviços, com 4 e Agropecuária, com 2. O setor mais afetado foi o do Comércio, com saldo negativo de 21 contratações.

Ibirama entre outros municípios

Ibirama alcançou índice superior à da própria capital do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, que fechou o balanço do primeiro semestre com saldo negativo de 200 contratações. Se comparada à cidade vizinha, o índice também é superior. Presidente Getúlio fechou o primeiro semestre com saldo positivo de 34 contratações. Lontras também fechou a primeira parte do ano com saldo positivo de 68 contratações.

Ao ser comparada com municípios capitais de suas microrregiões, Ibirama fica à frente de Ituporanga, que teve saldo negativo de 92 e de Taió, que fechou o primeiro semestre com saldo negativo de 12.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Davi Alves