Prefeitura de Ibirama investirá mais de R$ 2 milhões em melhorias no trânsito

15/07/2020 10:38

A Prefeitura de Ibirama lança dentro de 15 dias, o processo licitatório para construção de rotatórias e trevos em pontos de estrangulamento do trânsito no município. O investimento orçado para execução é de R$ 2.070.817,88, contemplando quatro locais que ganharão mais fluidez e segurança, tanto para motoristas quanto pedestres.

Um dos principais problemas identificados no trânsito do município ocorre no trevo de acesso à SC-340, próximo a Mercearia Queijeiro. Com a mudança no acesso à empresa Manoel Marchetti Indústria e Comércio, as obras devem proporcionar maior segurança aos motoristas que trafegam pelo local. O investimento previsto é de R$ 798.292,21.

Nas proximidades, uma rotatória será construída na interseção entre as ruas Dr. Getúlio Vargas, rua Castro Alves e ponte Laerte Rossini, próximo a Sociedade Desportiva União. A ampliação do raio de curva também permitirá melhor manobra de caminhões que precisam acessar as localidades de Rio Sellin, Rafael, entre outras. O valor previsto para esta obra é de R$ 263.662,07.

Também será executada uma nova rotatória no bairro Areado, próximo ao Bar do Barriga. De acordo com o Chefe do Departamento de Planejamento da Prefeitura, Gerson Francisco, as deficiências no pavimento asfáltico nesse local também serão corrigidas após a obra. “Temos recursos para executar esta melhoria, porém, como haverá esta intervenção para execução da rotatória, achamos melhor deixar a recuperação para depois para evitar o desperdício de dinheiro público”, frisou. O valor a ser investido é de cerca de R$ 630.862,31

Outro ponto que receberá melhorias será no bairro Ponto Chic, na interseção entre as ruas Marquês do Herval e Mirador, nas proximidades do Supermercado Cooper. O investimento previsto nesta obra será de R$ 378.001,29. Francisco explica que os valores orçados, tendem a diminuir após a conclusão do processo licitatório. “Vence a empresa que cumprir os critérios e apresentar o menor valor para execução, devido a isso os valores devem ser menores. Importante destacar que em alguns pontos está sendo realizado o processo de desapropriação de partes de imóveis particulares, que terão que ser indenizados pelo município, condicionante para início das obras”, frisou.

Os investimentos fazem parte de um pacote de obras que será executado, no valor de R$ 4 milhões, que já contemplou a renovação da frota da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com a aquisição de uma escavadeira hidráulica sobre esteiras e um caminhão caçamba. Também, a conclusão do Ginásio de Esportes do Distrito de Dalbérgia, obra inacabada há anos e que após concluída, possibilitará à comunidade a prática de atividades esportivas e de lazer.

Por fim, será revitalizada a sinalização horizontal e vertical das ruas Dr. Getúlio Vargas, Marquês do Herval, rua 15 de Novembro e rua Blumenau. O investimento foi obtido por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, o qual foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Ibirama, respeitando a capacidade de endividamento do município.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Projetos: Obra Arquitetura e Planejamento LTDA