Recursos para construção de Quartel da PM em Ibirama são assegurados

10/07/2020 12:03

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira, 10, no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, foi assinada a autorização para descentralização de recursos orçamentários e financeiros para a construção do Quartel da 2º Companhia de Polícia Militar de Ibirama.

O investimento na execução da obra teve o orçamento finalizado no valor de R$ 1.115.839,13, com recursos oriundos do Fundosocial, do Governo de Santa Catarina, sendo que metade deste investimento será destinado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Jerry Comper.

A concepção do projeto arquitetônico e todo o processo de licitação estão sendo executados pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Segurança Pública. O terreno onde será construída a nova sede fica localizado na rua Blumenau, próximo a Delegacia de Polícia Civil de Ibirama, e foi doado pelo município em 2009.

Atualmente a sede da 2ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar está localizada em um prédio alugado na rua Doutor Getúlio Vargas, no bairro Bela Vista, próximo a Udesc. O comandante da Companhia, Capitão PM Nilvo Pfleger, lembrou que o quartel já passou por vários endereços. “Volta e meia estamos nos mudando, precisamos de um espaço próprio. Nossa atual sede atende às necessidades, mas existem algumas situações que precisam ser melhoradas”.

Com a construção de um novo quartel, Pfleger ressalta que o projeto será específico para servir as demandas da instituição militar. Entre os ambientes que serão aprimorados está o atendimento ao público, que deverá ser dividido por seções como de trânsito e área técnica. A Polícia Militar também contará com espaço adequado para o setor financeiro e de almoxarifado.

“Devemos ter ainda espaços próprios para realização de cursos aos PMs, que são necessários para a atualização do nosso efetivo. Além disso, poderemos contar com uma área maior de alojamento, que em situações de necessidade de reforço no policiamento, poderá abrigar policiais para atuarem em todo o Vale Norte”, detalhou o capitão.

Com relação a localização, Pfleger afirma que o atual endereço se encontra em uma boa área da cidade, além disso, com o quartel ao lado da Polícia Civil, os dois órgãos de segurança pública poderão ter uma aproximação ainda maior.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, do vice-prefeito, Jucélio José de Andrade, do deputado estadual, Jerry Comper, do suplente de senador, Ayres Marchetti, o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar de Rio do Sul, tenente-coronel PM Renato Abreu e do Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel PM Dionei Tonet.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP