Prefeitura lança pacote de R$ 4 milhões em obras e investimentos

01/07/2020 10:21

Por meio de uma linha de financiamento disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Ibirama lança um pacote de obras estruturais e de manutenção para o município. O investimento total será de R$ 4 milhões, recursos obtidos por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), o qual foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Ibirama, respeitando a capacidade de endividamento do município.

O recurso será utilizado para obras complementares no Ginásio de Esportes do Distrito de Dalbérgia, obra inacabada há anos e que após concluída, possibilitará à comunidade a prática de atividades esportivas e de lazer.

Investimentos estruturais também serão executados, com a construção de intersecções em pontos de estrangulamento do trânsito no município. É o caso da nova rotatória no bairro Areado, próximo ao Bar do Barriga, no bairro Ponto Chic, na interseção entre as ruas Marquês do Herval e Mirador, nas proximidades do Supermercado Cooper, no trevo de acesso à SC-340, próximo a Mercearia Queijeiro, e na rotatória existente na interseção entre as ruas Dr. Getúlio Vargas, rua Castro Alves e ponte Laerte Rossini, próximo a Sociedade Desportiva União.

De acordo com o Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia de Transportes, Alexandre Gevaerd, as intervenções no trânsito de Ibirama vem sendo amplamente estudadas nos últimos dois anos para que a realização das obras sejam eficazes e tragam melhorias significativas na segurança de motoristas e pedestres, como também, fluidez no trânsito. “O novo sistema de mobilidade urbana de Ibirama está chegando a sua sexta e última etapa, que passou pela conclusão do trevo de acesso à BR-470, pela rua Blumenau, conclusão da Ponte Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini, alterações no trânsito na área central, revitalização da rua Tiradentes e por fim, a construção das rotatórias e a revitalização da sinalização horizontal e vertical nas ruas Dr. Getúlio Vargas e Marquês do Herval”, destacou. As intervenções estruturais no sistema de trânsito também exigiram a desapropriação de imóveis de particulares.

O recurso também está sendo aplicado na renovação de máquinas e equipamentos da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com a aquisição de uma escavadeira hidráulica e um caminhão caçamba basculante.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP