(47) 3357 8500

Junho Violeta marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra os Idosos

15/06/2020 10:26

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra os Idosos. A data, também lembrada pelo Junho Violeta, traz como tema em 2020, os impactos do isolamento social para os idosos, em tempo de pandemia do novo Coronavírus. Em Ibirama, a data será lembrada por uma ação online, com o compartilhamento de fotos de ibiramenses junto aos seus vovôs ou vovós, devido a proibição de eventos com aglomeração de pessoas, conforme ato realizado no ano passado.

 

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, uma equipe especializada está à disposição para atender os diversos tipos de violência que podem ser cometidas contra os idosos. “São poucas as denúncias de violência contra idosos em Ibirama, porém, o ideal seria que não existisse nenhuma. Quem souber de algum fato, denuncie, seja por meio do APP Direitos Humanos BR ou por meio do Disque 100”, destacou.

 

Dados divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apontam que somente nos primeiros cinco meses do ano, o Disque 100 registrou 3.286 casos. Em relação a 2019, foram 33.133 casos em todo o país.

 

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Conta a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, com objetivo de serem preservados os direitos dessas pessoas.

 

 

Conheça algumas formas de violência contra a pessoa idosa:

(Fonte: www.portaldoenvelhecimento.com.br)

 

Física: Inclui abuso e maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estiletes) e armas de fogo.

 

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podem resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.


Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

 

Negligência/abandono: negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.

 

Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

 

Autoinfligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Mayara Passold (Arquivo)

Download das fotos em alta resolução
Carregando