Prefeitura de Ibirama lança campanha para estimular a reciclagem

05/06/2020 11:32

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), lançou uma plataforma online que possibilita aos ibiramenses consultar os dias de coleta seletiva e convencional no município, como também, orientações sobre a correto acondicionamento, separação e destinação dos resíduos.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Fozina Kruger, o projeto surgiu de uma discussão no Conselho Municipal de Meio Ambiente e envolveu vários atores na sua construção. “A Udesc auxiliou no desenvolvimento das orientações e também da plataforma, e a Serrana subsidiou a impressão dos ímãs e dos flyers”, destacou. A medida tem como objetivo ampliar a coleta de materiais recicláveis, permitindo melhor destinação e redução nos valores pagos aos rejeitos encaminhados aos aterros sanitários.

Diante o cenário da pandemia do Coronavírus, os materiais de orientação serão entregues pelas Agentes Comunitárias de Saúde, conforme normas estabelecidas pela Vigilância em Saúde do município. “Considerando que a coleta de lixo é um item essencial para a saúde, no ato da entrega as ACSs também repassarão orientações relativas ao projeto”, destacou o secretário.

O ímã também possui um link e um QR-Code, onde o cidadão pode acessar o portal online onde está disponível todo o itinerário de coleta de lixo no município. “Dentro do Plano de Saneamento e Plano de Resíduos Sólidos, identificamos a necessidade de aumentar os índices de reciclagem, e dentre os fatores limitantes, pontuamos a falta de clareza das pessoas em relação aos dias em que a coleta seletiva e convencional são realizadas. Esta é a primeira ação neste sentido, outras ações estão sendo elaboradas, buscando estimular a reciclagem e diminuir o volume de resíduos destinados ao nosso aterro sanitário”, finalizou Kruger.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP