Prefeitura de Ibirama distribui mais de 750 mil litros de água em propriedades rurais

03/06/2020 11:58

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Assistência Social e Habitação, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Casan, vem dando suporte aos ibiramenses que estão sendo afetados pela estiagem. De acordo com o relatório de danos, cerca de 3 mil litros de água potável já foram distribuídos às famílias que ficaram sem abastecimento.

A Casan informa que os pedidos para novas ligações dependem do alcance da rede de distribuição de água no município, que hoje possui 280 quilômetros de extensão. As solicitações podem ser feitas por meio dos telefones 3357-2178 e pelo aplicativo Whatsapp, por meio do número 98403-9698, entre 8h e 12h e das 13h30min às 17h30min. A ligação para localidades mais distantes, que não são contempladas com a rede de distribuição, dependem de um Projeto de Viabilidade Técnica desenvolvido pelo escritório da concessionária em Rio do Sul.

Já para manejo da pecuária e agricultura, o departamento de Agricultura, com auxílio da Secretaria de Obras, entregou nas propriedades rurais 778 mil litros de água. O serviço emergencial alcançou diversos bairros e localidades do município. No Distrito de Dalbérgia, uma das áreas mais prejudicadas, já foram distribuídos 239 mil litros de água. O transporte fez com que os caminhões pipas do município rodassem 1.253 quilômetros, com investimento de R$ 2,3 mil em óleo diesel.

O município também está auxiliando os produtores na construção de reservatórios de água, com 41 unidades construídas até agora, em diversas propriedades rurais do município. Os trabalhos resultaram em 164 horas de máquina.

Transporte de água potável dentro dos padrões sanitários

O município fez a aquisição de dois reservatórios de água para atendimento emergencial de famílias de Ibirama desabastecidas pelo fornecimento de água, devido a estiagem.

Os reservatórios possuem capacidade de armazenamento de mil litros de água, sendo possível ser transportado por um veículo utilitário de menor porte, o que facilita o atendimento às famílias que residem em locais de acesso limitado.

O secretário da pasta, Anderson Fozina Kruger, explica que os equipamentos atendem todas as normativas para o transporte de água potável. “Os tanques serão abastecidos com água tratada da Casan, junto a Estação de Tratamento de Água”, frisou.

Os moradores de Ibirama que estiverem sem água potável para consumo humano, devem entrar em contato com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, pelos telefones 199 ou 3357-4386. Na falta de água para manejo da pecuária, deve-se entrar em contato com o departamento de Agricultura pelos telefones 3357-8526 ou 3357-8515.

Decreto de Situação de Emergência

Para decretação de Situação de Emergência no município, o documento exige a constatação de danos no fornecimento para o consumo humano, o que ainda não ocorreu, pois o município está conseguindo suprir esta necessidade. “Mesmo assim, estamos formalizando relatórios diários da gestão de crise hídrica, os quais poderão ser inseridos no Decreto de Situação de Emergência, se alcançarmos os critérios definidos pelo Ministério da Integração Nacional. Não adianta decretarmos Situação de Emergência sabendo que ele não será reconhecido pelo Governo de Santa Catarina e nem homologado pelo órgão Federal”, afirmou o coordenador Municipal de Defesa Civil, Fernando Jost.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP