Ibirama mantém saldo positivo de empregos em meio a pandemia do Coronavírus

03/06/2020 09:08

O Ministério da Economia, por meio do Novo Caged, divulgou pela primeira vez este ano os dados referentes a geração de empregos no Brasil. Entre os meses de janeiro e abril de 2020, Ibirama teve um total de 1.194 admissões e 1.127 desligamentos, com saldo positivo de 67 vagas com carteira assinada.

A atividade econômica que garantiu o saldo positivo foi da Indústria da Transformação, com 901 admissões e 837 desligamentos, com saldo de 64 novas vagas de emprego. A área mais afetada foi da Construção Civil, com saldo negativo de 12 vagas de emprego, somando 35 desligamentos e 23 admissões.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Anderson Fozina Krueger, o município trabalha em ações para dar suporte a estes empresários, ou quem tem interesse em abrir o próprio negócio. “Nos próximos dias entregaremos à comunidade a Sala do Empreendedor, um espaço onde as pessoas interessadas em empreender em Ibirama terão todo o auxílio necessário para abertura de empresas e desenvolvimento de negócios”, destacou.

Por meio da campanha Abrace Ibirama, um projeto de extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC), pretende ofertar aos empresários do município orientações relativas ao acesso de linhas de créditos e planejamento financeiro de negócios, sempre envolvendo grupos menores, conforme segmentos de comércio. Serão realizadas rodas de conversa, com levantamento de informações e apresentações de alternativas aos empresários.

Os encontros serão conduzidos pelo mestre e doutor em Administração, Thiago Araújo, por meio de uma parceria entre Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Empresarial e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ibirama. Os horários e locais do curso serão divulgados nos próximos dias.

DADOS DE EMPREGO EM IBIRAMA

Fonte: Novo Caged – Ministério da Economia