Conselho Tutelar de Ibirama divulga números do primeiro semestre

02/06/2020 10:49

Mesmo em período de pandemia causada pelo Coronavírus, o atendimento dos conselheiros tutelares de Ibirama é constante. Entre janeiro e maio deste ano, pelo menos 34 casos envolvendo ocorrências com crianças e adolescentes foram atendidas, além de atendimentos que não envolvem diretamente atos de violências.

Foram seis atendimentos voltados aos casos de maus tratos, 23 situações de negligência familiar, quatro ocorrências de suspeita de abuso sexual infantojuvenil e uma denúncia de trabalho infantil.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski, alguns desses casos exigem o suporte do Ministério Público de Santa Catarina. “Oito dessas ocorrências foram encaminhadas para acompanhamento da promotoria de justiça, devido à gravidade dos casos, em situações que fogem da alçada do Conselho Tutelar”, destacou.

A secretária conta que em alguns casos, a criança ou adolescente precisa ser afastada provisoriamente da família de origem e encaminhada para novos tutores. “Todo este trabalho é realizado com o acompanhamento do Ministério Público. A prioridade é fazer o encaminhamento para outros membros da família com o qual a criança possui vínculo, com objetivo de garantir a convivência dessas crianças no meio familiar até que possam retornar a família de origem”, afirmou. Somente em 2020, nove crianças encontram-se em situação de família extensa.

O município também subsidia medidas de acolhimento. Em 2020 uma adolescente foi encaminhada para acolhimento institucional e outro adolescente foi encaminhado para unidade especializada de saúde mental. Um terceiro adolescente encontra-se acolhido desde 2018 e continua sendo acompanhado pelas equipes responsáveis.  “O pagamento desses serviços é realizado pela Prefeitura Municipal de Ibirama, respaldado pelas políticas de assistência às crianças e adolescentes, envolvendo a supervisão do Ministério Público e dos demais órgãos competentes” finalizou.

Casos de violência contra crianças e adolescentes devem ser denunciados por meio do telefone 3357-8519 ou, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, por meio do número 98804-4653.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Rafael Neddermeyer