Obra de revitalização da rua Tiradentes inicia na segunda-feira, 1º de junho

29/05/2020 08:10

A obra que proporcionará uma nova identidade urbanística à principal via de Ibirama, a rua Tiradentes, iniciará na próxima segunda-feira, 1º de junho. Com investimento de R$ 2.206.425,94, sendo R$ 459,299,51 em recursos próprios do município, e o restante, recursos oriundos do Governo Federal, o cronograma prevê a retirada do canteiro central, recomposição da pavimentação asfáltica, novos passeios padronizados em paver, implantação de ciclovias, melhor organização das áreas de estacionamento, nova iluminação pública e decorativa e melhorias na rotatória localizada próximo a agência do Banco do Brasil.

Para facilitar a captação de recursos externos, a obra foi divida em duas partes. O trecho 1 compreende o espaço entre a ponte Irineu Bornhausen e a praça da Igreja Matriz Santo Huberto. O trecho 2 compreende o restante da via. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Turismo, respectivamente.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela empresa Obra Arquitetura e Planejamento LTDA, contratada por meio de processo licitatório. De acordo com o Arquiteto e Urbanista responsável, Antônio de Padua Baker Botelho, além de ressaltar a identidade da cidade, proporcionando orgulho aos ibiramenses, o projeto é moderno, acessível e traz conforto aos usuários. “Buscamos ampliar a largura da rua Tiradentes, eixo viário central, viabilizando um melhor fluxo de veículos. Também, pensamos na implantação de uma ciclovia segura, isolada da faixa de circulação automobilística e passeios com revestimentos homogêneos para melhor conforto aos pedestres”, disse.

A revitalização da rua Tiradentes é a quarta etapa do novo sistema de mobilidade urbana do município, que contemplou a conclusão do trevo de acesso à BR-470, pela rua Blumenau, conclusão da Ponte Prefeito Prefeito Osvaldo Tadeu Beltramini e alterações na circulação viária na área central. “A proposta apresenta uma nova identidade urbanística para a rua Tiradentes, principal via da cidade. Com melhorias na capacidade de fluxo de veículos, a evolução do município na mobilidade urbana impactará diretamente o desenvolvimento econômico e social”, destacou Alexandre Gevaerd, Engenheiro Civil, com mestrado em Engenharia de Transportes no Estados Unidos, o qual fez parte da concepção do projeto.

A empresa vencedora da licitação, que foi lançada por meio da modalidade Tomada de Preço, é a Construção Civil MG LTDA, de Ibirama. O prazo para conclusão da obra é de seis meses.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Imagens: Obra Arquitetura LTDA