Ibirama confirma segundo caso de Covid-19

26/05/2020 14:43

Com objetivo de garantir segurança aos servidores públicos que estão à frente do combate ao novo Coronavírus, a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Saúde, fez o teste de 134 profissionais que atuam na pasta. Destes, 60 testes apresentaram resultado negativo, um caso foi positivado, seis testes terão que ser refeitos e 70 ainda aguardam resultado. A coleta dos exames iniciou na quinta-feira, 21, e contemplou médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, servidores administrativos e estagiários.

De acordo com a secretária, Izabel Petersen, a decisão de testar os servidores da Secretaria de Saúde foi tomada com objetivo de garantir que os profissionais estejam saudáveis para os atendimentos à população. “De todos os pacientes testados até o momento, um caso foi positivo, sendo o segundo do município”, explicou. Trata-se de uma servidora da Unidade Básica de Saúde do bairro Areado, que já está em isolamento social e sendo monitorada junto à família”, destacou.

Os testes foram adquiridos com recursos específicos, destinados pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal.

Ibirama tem primeiro caso de paciente recuperado

A partir de amanhã, o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Ibirama se tornará também, o primeiro caso de paciente recuperado da doença. Com o fim do isolamento social de 14 dias e o monitoramento contínuo por servidores da Secretaria de Saúde, a paciente de 22 anos, moradora do município, pode ser considerada recuperada.

Em relação aos números gerais de testes junto a população, 47 foram realizados, sendo que 39 foram negativados, nove estão aguardando resultado e um foi positivado, o qual, o paciente encerra hoje o período de isolamento social e a partir de amanhã poderá ser considerado recuperado. A secretária de Saúde explica que devido aos procedimentos realizados junto aos servidores da pasta, o número de testes aumentará consideravelmente nos boletins divulgados diariamente.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Bruno Concha