Prefeitura de Ibirama distribui mais de 300 mil litros de água em propriedades rurais

13/05/2020 11:44

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Assistência Social e Habitação e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, definiu novas estratégias de atendimento aos ibiramenses que estão sendo afetados pela estiagem. De acordo com o relatório de danos, duas famílias do bairro São Miguel estão sem água potável para consumo humano, número que pode subir nos próximos dias, devido a previsão de pouca chuva.

A reunião contou também com representantes da Casan de Ibirama, que afirma que apesar da pouca chuva, a capacidade de tratamento de água no município ainda não está crítica. A Estação de Tratamento de Água (ETA) da concessionária tem a capacidade de tratar 65 litros de água por segundo, e atualmente a capacidade de produção é de 49 litros por segundo. Porém, a recomendação é economizar água.

Nas últimas duas semanas, foram solicitadas 14 novas ligações de rede domiciliares, número superior a média de cinco ligações mensais. Os pedidos são realizados por moradores que usavam água de nascentes e fontes naturais de água que acabaram secando com a estiagem.

A Casan informa que os pedidos para novas ligações dependem do alcance da rede de distribuição de água no município, que hoje possui 280 quilômetros de extensão. As solicitações podem ser feitas por meio dos telefones 3357-2178 e pelo aplicativo Whatsapp, por meio do número 98403-9698, entre 8h e 12h e das 13h30min às 17h30min. A ligação para localidades mais distantes, que não são contempladas com a rede de distribuição, dependem de um Projeto de Viabilidade Técnica desenvolvido pelo escritório da concessionária em Rio do Sul. “Estas localidades serão atendidas com o uso de caminhões-pipa, inclusive com a possibilidade de auxílio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama”, destacou o coordenador de Defesa Civil, Fernando Jost.

Decreto de Situação de Emergência

Para decretação de Situação de Emergência no município, o documento exige a constatação de danos no fornecimento para o consumo humano, o que ainda não ocorreu, pois as duas famílias prejudicadas no bairro São Miguel poderão ser atendidas pela rede de fornecimento de água da Casan. “Mesmo assim, estamos formalizando relatórios diários da gestão de crise hídrica, os quais poderão ser inseridos no Decreto de Situação de Emergência, se alcançarmos os critérios definidos pelo Ministério da Integração Nacional. Não adianta decretarmos Situação de Emergência sabendo que ele não será reconhecido pelo Governo de Santa Catarina e nem homologado pelo órgão Federal”, afirmou Jost.

Números dos atendimentos no município

A Sedema e a Secretaria de Obras, têm focado esforços no atendimento aos agricultores e pecuaristas do município neste período. Quase 300 mil litros de água já foram distribuídos em diversas localidades do município desde o início da estiagem. O secretário da pasta, Anderson Fozina Kruger, explica que as ações também são voltadas ao suporte estrutural nas propriedades. “Ao todo, 30 reservatórios de água foram construídos ou ampliados para garantir o armazenamento e facilitar a distribuição de água por parte da prefeitura”, destacou.

A produção agrícola, voltada a cultura do fumo, recebeu cerca de 190 mil litros de água. Para o setor de horticultura, foram 60 mil litros.

O abastecimento para animais também exige cuidados, principalmente em relação a gado de leite, de corte e suínos. Mais de 102 mil litros foram distribuídos, além de 12 mil litros para os piscicultores.

O secretário explica que a necessidade do uso de caminhões-pipa para o transporte de água tem prejudicado o serviço de irrigação das ruas não pavimentadas. “Vivemos um período preocupante, uma das maiores estiagens da história. É fundamental priorizarmos o atendimento ao pecuarista e produtor rural, pois são forças econômicas importantes em nossa cidade”, destacou.

Quem necessitar do serviço, deve entrar em contato com o Departamento de Agricultura, por meio do telefone 33578526 ou 33578515.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Fotos: Edson Luis Bitencourt / Departamento de Agricultura