Macaco morto no bairro Taquaras testa positivo para Febre Amarela

07/05/2020 09:39

A Vigilância Regional de Saúde de Santa Catarina, divulgou ontem o resultado da coleta de material realizada em um macaco da espécie Bugio, encontrado morto no bairro Taquaras, no início do mês de abril. O resultado deu positivo para o vírus da Febre Amarela, o que indica que Ibirama está na área de risco de contaminação.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Ibirama, Rafael Reinicke, a Febre Amarela é uma doença que pode levar a morte, porém, é importante frisar que existem vacinas disponíveis gratuitamente na rede de Atenção Básica de Saúde de Ibirama. “Estamos em uma época de pandemia causada pelo novo Coronavírus, onde muitas pessoas estão assustadas com a disseminação do vírus. Porém, não podemos esquecer que a Febre Amarela também mata, e já que existe vacina disponível, é fundamental que todos se imunizem”, frisou.

Os primatas não são transmissores do vírus da Febre Amarela, pois também são vítimas da doença. A disseminação ocorre por fêmeas de mosquitos, encontrados em áreas de mata.

Pontos de vacinação

As doses da vacina estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, Distrito de Dalbérgia e São Miguel, onde existem Salas de Vacinas. Os moradores devem procurar a unidade mais próxima de sua residência, entre 8h e 12h, ou das 13h às 17h.

Devem ser imunizadas crianças a partir de 9 meses de idade. Adultos, com idade superior a 60 anos precisam de encaminhamento médico. “É fundamental que toda a população de Ibirama procure as unidades de saúde para tomar a vacina, somente dessa forma que vamos conseguir evitar a disseminação da doença”, destacou o coordenador.

A recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde de Ibirama é que se qualquer pessoa encontrar ou avistar algum macaco doente ou morto, a situação deve ser informada à Secretaria de Saúde de Ibirama, por meio do telefone 3357-8640, para que os técnicos adotem as medidas necessárias.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP

Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil