Prefeitura de Ibirama distribui kits para estudantes cadastrados no Programa Bolsa Família

06/05/2020 12:47

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar, iniciou na manhã desta quarta-feira, 6, a entrega de kits de alimentação para 169 alunos do município, matriculadas na rede municipal de ensino e cadastrados no Programa Federal Bolsa Família.

Durante todo o dia os kits foram entregues nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil do município. Os pais ou responsáveis dos alunos foram contatados pelos diretores das unidades escolares, conforme listagem fornecida de beneficiários do Programa.

De acordo com a nutricionista do município, Fabiana Radloff, os kits são equivalentes a 15 dias de alimentação fornecida pelo município aos alunos durante período escolar normal. “Tivemos toda a preocupação de garantir uma alimentação balanceada e com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças”, destacou.

Os kits foram montados com produtos como feijão, arroz, farinha de mandioca, macarrão, farinha de milho, sardinha enlatada, carne, arroz e ovos. Além dos produtos não perecíveis, que estavam estocados nas escolas, foram adquiridos produtos da agricultura familiar de Ibirama, pelo Programa Compra Direta do Agricultor, tais como tomate, aipim descascado, tangerina, brócolis, beterraba, vagem, couve flor, repolho, suco de uva orgânico, açúcar mascavo, melado, mel, biscoito de polvilho, entre outros itens. “Além de garantir alimentação de qualidade para as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, conseguimos estimular a agricultura familiar com o aporte de recursos na compra desses itens”, destacou Angélica Lopes Fachinello, que também integra o quadro de nutricionistas da Secretaria de Educação de Ibirama.

Segunda etapa de entrega de alimentos

Todo o processo de distribuição foi amplamente discutido dentro da Comissão Intersetorial de Alimentação Escolar, formada por membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal de Educação, representantes da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação, com base em orientações da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e legislação vigente.

Agora, a Comissão estuda formas de ampliar o fornecimento dos kits aos alunos que não estão cadastrados no Programa Bolsa Família, conforme o estoque de produtos existente. “Nos próximos dias divulgaremos as formas das demais famílias solicitarem o acesso ao kit, e assim que houver esta definição, deveremos realizar mais uma etapa de distribuição de alimentos”, destacou a Secretaria de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause.

Doações incrementam os kits distribuídos

Os kits foram complementados pela doação de 115 pães caseiros pela Casa de Massas da Popa, de Apiúna. Empresas ou pessoas físicas interessadas em doar alimentos, podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social de Ibirama, por meio dos telefones 3357-8544 ou, pelo Whatsapp, por meio do número 98861-0484. “Nossa equipe está à disposição para atender estas pessoas que estão interessadas em ajudar”, frisou a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Tenfen Soberanski.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP