Campanha Abrace Ibirama intensifica fiscalização no comércio

27/04/2020 11:28

Com a flexibilização do Decreto do Governo de Santa Catarina, que determina medidas de isolamento social, estabelecimentos comerciais e de serviços abriram as portas na última segunda-feira, 20, em Ibirama. A decisão atribui maior responsabilidade à população, que obrigatoriamente precisa reforçar os hábitos de higiene e utilizar máscaras para evitar a disseminação do Coronavírus.

Porém, uma fatia destas responsabilidades cabe também a proprietários de estabelecimentos comerciais e de serviços. E para reforçar as medidas de prevenção, uma equipe formada por servidores públicos e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibirama, coordenada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, visitou durante esta semana 199 estabelecimentos comerciais e de serviços diversos, como também, 36 espaços voltados ao comércio de alimentos, como restaurantes, bares, lanchonetes e confeitarias.

A ação faz parte da campanha Abrace Ibirama, que tem como objetivo ampliar as ações de prevenção no município. Cartazes orientativos estão sendo colados nas áreas de acesso aos comércios, chamando a atenção da população. De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, as equipes retornarão a estes estabelecimentos sem prévio agendamento para verificar se as medidas de prevenção estão sendo adotadas. “Primeiro é feito este trabalho de orientação, posteriormente, as equipes retornarão e farão a verificação se os estabelecimentos estão cumprindo as regras. Os que estiverem, receberão um selo de Combate ao Coronavírus, o que permitirá uma maior sensação de segurança tanto para os funcionários quanto para os clientes”, explicou.

Entre as normas que devem ser seguidas em lojas e estabelecimentos comerciais, o uso de máscaras de proteção, a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, maior frequência de higienização de espaços de uso comum e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como carteiras, copos descartáveis e telefones celulares.

Já para os estabelecimentos que ofertam serviços de alimentação, é imprescindível o uso de máscaras e álcool em gel 70%, e no caso de buffets, os clientes precisam higienizar as mãos com álcool e usar luvas ao se servir, mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre pessoas.

Estabelecimentos voltados à prática de exercícios físicos

Na sexta-feira uma equipe da Vigilância Sanitária de Ibirama visitou 12 estabelecimentos voltados a prática de atividades físicas, entre academias de musculação, ginástica e estúdio de Pilates. As regras são rígidas para funcionamento destes espaços, sendo que os proprietários devem estar atentos as seguintes orientações: Uso de máscara e álcool em gel, limitação de entrada de pessoas em 50%, distanciamento de pelo menos 1,5 metro, todos devem manter os cabelos presos, é obrigatório o uso de toalha, os clientes podem permanecer no local por no máximo 60 minutos e os bebedouros devem permanecer fechados, sendo que os clientes precisam levar água de casa.

A campanha Abrace Ibirama é uma iniciativa da Associação Comercial de Ibirama (Aciibi), CDL, Prefeitura e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, e tem como objetivo ampliar as medidas de prevenção, estimular a recuperação econômica do município e a autoestima da população neste período de crise.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP